Benefícios da Fitoterapia na estética

Benefícios da Fitoterapia na estética

A fitoterapia é uma terapêutica alternativa que usa plantas medicinais para tratar doenças ou melhorar a saúde. Mas você sabia que ela também pode trazer muitos benefícios quando aplicada à estética?

Esta prática data desde a antiguidade, sendo o uso de flores e plantas para extração de óleos com finalidade cosmética muito comum nas antigas sociedades da China, Índia e Egito. Esses óleos e extratos vegetais eram aplicados na preparação de unguentos e bálsamos. 

 

Os fitocosméticos

Os produtos da fitoterapia destinados para higiene, estética, correção e manutenção da pele são chamados de fitocosméticos. Estes são elaborados com óleos, extratos de plantas medicinais e derivados como o mel e o própolis. Os compostos naturais encontrados nas plantas possuem, muitas vezes, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e regeneradoras, o que faz com que sejam úteis no cuidado da beleza.

Os fitocosméticos aparecem na forma de cremes hidratantes e anti-sinais, loções tonificantes, espumas, máscaras faciais, géis, sabonetes, desodorantes e até protetor solar! 

Justamente por serem compostos de elementos totalmente naturais, eles são mais seguros e acessíveis à população, não apresentando efeitos colaterais, e são comprovadamente eficazes - sendo até mais eficazes que os cosméticos sintéticos.

 

Alguns dos principais ingredientes destes produtos são:

  • aloe vera;
  • argila;
  • camomila;
  • erva doce;
  • hortelã-pimenta;
  • melaleuca.

Finalidades dos fitocosméticos

Esses produtos são utilizados para rejuvenescer e revitalizar cabelos, unhas e, principalmente, a pele. Trata-se de um tratamento seguro e barato, com diversas finalidades, entre as quais podemos citar:

  • clareamento de manchas na pele, 
  • redução de poros abertos e linhas de expressão;
  • amenização de sinais de envelhecimento;
  • tratamento de cravos e espinhas;

  • redução de celulite;

  • rejuvenescimento da pele.

É importante que o profissional busque sempre produtos certificados e de qualidade.

CURSO DE FITOTERAPIA INTEGRATIVA

Se você se interessa por essa área, participe do Curso de Formação em Fitoterapia Integrativa! Com ele você terá todo o conhecimento acerca desta prática terapêutica e poderá, inclusive, exercer a profissão de fitoterapeuta em poucos meses!

 

Faça a Formação em Fitoterapia Integrativa e aprenda a utilizar as plantas medicinais

Que tal saber tudo sobre centenas de ervas naturais, seu habitat, usos, ações e contra-indicações para poder recomendar fitoterápicos de forma segura? 

Formação em Fitoterapia Integrativa

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.