Como tratar enxaqueca com fitoterápicos

Como tratar enxaqueca com fitoterápicos

A enxaqueca é uma doença crônica, que afeta milhares de brasileiros, em sua maioria, mulheres. Ela não tem cura, porém, tem tratamento - e a fitoterapia pode ser uma alternativa para aliviar as crises.

 

A enxaqueca

Trata-se de uma doença crônica, neurológica e genética, que pode ser confundida com uma dor de cabeça comum (cefaleia). Porém, ela costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas, na maioria das vezes, de náuseas, vômitos e intolerância a sons, luz e cheiros fortes. As crises aparecem ocasionalmente, e podem durar de quatro até 72 horas. 

A enxaqueca não tem uma única causa, sendo multifatorial. Além do fator genético, a alimentação - consumo frequente de queijos, embutidos, chocolates, café e adoçantes - e hábitos diários - sono prolongado, exposição excessiva ao sol, tabagismo, consumo de bebida alcoólica - e alterações hormonais podem influenciar no seu aparecimento. Além disso, transtornos como ansiedade e depressão também podem estar associados a uma crise de enxaqueca.

Infelizmente, ela não pode ser identificada através de um exame específico. O diagnóstico é clínico, através da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Existem exames complementares para verificar outros fatores que interferem na dor de cabeça e podem confirmar o caso de enxaqueca.

 

Tratamento para enxaqueca e os fitoterápicos

O tratamento é a prevenção, adotando medidas para impedir a manifestação das crises. Ele pode ser feito com medicamentos ou métodos não medicamentosos, a depender das causas da enxaqueca. São utilizados analgésicos de efeito rápido para aliviar as dores durantes as crises.

A fitoterapia entra como um complemento ou uma alternativa, através do uso de medicamentos à base de plantas medicinais, que podem ser administrados em forma de chás ou cápsulas. Confira os principais:

  • Extrato de gengibre: alivia as dores de cabeça;
  • Extrato de maracujá e erva-cidreira: diminuem a tensão nervosa na cabeça;
  • Extrato de valeriana: melhora a qualidade do sono;
  • Ginkgo biloba e matricária: reduzem as dores, estimulando a oxigenação.

Lembramos que é importante ter acompanhamento de profissionais no seu tratamento - médico e fitoterapeuta - pois esses medicamentos, embora naturais, não devem ser usados de forma irresponsável.

 

Curso de Formação em Fitoterapia Integrativa

Se você se interessa por essa área de cura natural, participe do Curso de Formação em Fitoterapia Integrativa da Academia Brasileira de Terapias. Com ele você terá todo o conhecimento acerca desta prática terapêutica e poderá exercer a profissão de fitoterapeuta em poucos meses!

 

Faça a Formação em Fitoterapia Integrativa e aprenda a utilizar as plantas medicinais

Que tal saber tudo sobre centenas de ervas naturais, seu habitat, usos, ações e contra-indicações para poder recomendar fitoterápicos de forma segura? 

Formação em Fitoterapia Integrativa

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.