Diferenças entre terapia floral e homeopatia

Diferenças entre terapia floral e homeopatia

Embora ambas sejam terapias naturais holísticas, que observam o ser humano por inteiro, considerando-o em todos os seus aspectos, existem diferenças significativas entre a homeopatia e a terapia floral. Vamos, antes de mais nada, relembrar as bases de cada uma dessas terapias.

 

A Homeopatia

Foi criada no século XIX pelo alemão Samuel Hahnemann e é baseada no princípio da cura pela semelhança. Isso significa que, as mesmas substâncias que causam sintomas de doenças em um indivíduo, se manipulados de maneira homeopática, ou seja, pela sucussão, dinamização e diluição dos elementos, podem levar à cura. 

A prática atua em diversas situações clínicas, como doenças crônicas, respiratórias e alérgicas e transtornos psicossomáticos, reduzindo a demanda por intervenções hospitalares emergenciais. ⠀ 

Seus medicamentos combinam elementos de origem vegetal, mineral e animal na sua composição, e funcionam de forma a fazer com que o próprio organismo reaja aos sintomas, atuando no fortalecimento das defesas naturais que o corpo humano possui para enfrentar aquilo que o prejudica. ⠀

 

A Terapia Floral

Assim como as demais terapias holísticas, esta terapia investiga as causas do problema, eliminando-a de forma natural e sem contra-indicações. Através de essências florais, compostas pela energia vibracional das plantas e flores diluídas em água e misturadas a um conservante leve, esta terapia ajuda a tranquilizar sentimentos em conflito, como ansiedade, medo, raiva, exaustão, tristeza, entre vários outros. 

Cada uma das 38 essências descobertas por Edward Bach possuem uma função específica, que atua sobre as emoções e as transforma a fim de harmonizar os corpos físico, mental e emocional. Seu uso é predominantemente pela ingestão dos florais, podendo também ser utilizados topicamente.

Essas essências restabelecem o equilíbrio entre mente e corpo, expulsando as emoções negativas, como medo, preocupação, raiva e indecisão que interferem no equilíbrio do ser como um todo. São feitos a partir de flores silvestres e são seguros para toda a família, incluindo animais de estimação. Não há efeitos colaterais ou reações alérgicas.

 

Diferenças entre essas duas práticas

Como vimos, a homeopatia utiliza elementos de origem vegetal, animal e mineral na produção de seus medicamentos, enquanto as essências florais são compostas apenas pela energia das flores. Na terapia floral, o tratamento é feito com base nas queixas apresentadas pelo paciente, a partir da escolha das essências mais adequadas; na homeopatia, os remédios são escolhidos pelo seu poder de curar uma determinada enfermidade.

O uso dos Florais, por via de ingestão ou tópica, é menos invasivo e causa menos reações que o de homeopáticos, já que estes, pelo princípio da cura pela semelhança, podem provocar os sintomas da doença para que o corpo consiga se curar.

A principal diferença, no entanto, está na finalidade de cada uma: a terapia floral é mais indicada para tratar questões emocionais e psicológicas, oferecendo equilíbrio e harmonia das emoções; enquanto a prática homeopática pode ser aplicada no tratamento e cura de diversas doenças, tanto físicas quanto emocionais, crônicas ou agudas.

 

 

Cursos de Florais de Bach, Homeopatia e Naturopatia

A Academia Brasileira de Terapias oferece cursos online para quem tem interesse nas formações em Florais de Bach, Homeopatia e Naturopatia (que engloba tanto o curso de Homeopatia como de Terapia Floral). Clique aqui para saber mais informações!

 

Curso de Extensão Universitária
Formação completa em Naturopatia
Torne-se um terapeuta certificado

O curso mais completo do Profº Marcelo Rigotti para que você se torne um terapeuta diferenciado, capaz de proporcionar a cura natural tratando o ser como um todo e não a doença, utilizando todo o poder da natureza e suas aplicações. 

Formação Livre em Naturopatia

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.