Fitoterapia e Homeopatia: conheça a diferença entre essas duas terapias naturais

Fitoterapia e Homeopatia: conheça a diferença entre essas duas terapias naturais

É muito comum as pessoas confundirem a fitoterapia e a homeopatia por serem terapias que utilizam plantas na produção de remédios naturais e também por serem consideradas alternativas aos tratamentos médicos tradicionais. Porém, é errado dizer que ambas são a mesma coisa. 

A começar, a homeopatia combina elementos de origem vegetal, mineral e animal para criar os medicamentos e tratar o indivíduo, enquanto que a fitoterapia utiliza somente elementos vegetais. Mas as diferenças entre elas vão além disso.

A Homeopatia

A homeopatia observa o paciente como um todo, levando em consideração todos os aspectos de sua existência, como a rotina de sono, humor, exercícios, higiene, questões emocionais, além dos sintomas físicos. A base dessa prática é princípio da cura pela semelhança. Isso significa que, as mesmas substâncias que causam sintomas de doenças em um indivíduo, se manipulados de maneira homepática, ou seja, pela sucussão, dinamização e diuluição dos elementos, podem levar à cura.

A fitoterapia

Já a fitoterapia é o estudo das plantas e suas propriedades medicinais, sua aplicação na prevenção, tratamento e cura de diversas doenças. Uma vez identificados os compostos ativos - e comprovados os seus efeitos terapêuticos sobre os humanos - são utilizadas diferentes partes da planta - raiz, casca, flores ou folhas, por exemplo - na composição de medicamentos fitoterápicos, manipulados ou industrializados. Além disso, pode-se usar a planta in natura para o consumo de chás, sendo este o meio mais comum de ingestão das plantas medicinais.

Remédios Naturais

Os medicamentos fitoterápicos podem ser encontrados livremente em farmácias, ou podem ser manipulados. Tantos estes quanto os homeopáticos podem ser comprados sem receita médica.

A verdade é que ambas são terapias naturais, que agridem menos o organismo em comparação aos remédios alopáticos, porém, nem por isso devem ser utilizadas sem orientação de um profissional. 

Combo Especial - Formação em Homeopatia Aplicada e Fitoterapia Integrativa

Torne-se um terapeuta diferenciado com conhecimento profundo de fitoterapia e homeopatia para recomendar medicamentos 100% naturais que vão promover a cura e o resgate da saúde integral. 

Formação em Homeopatia Aplicada e Fitoterapia Integrativa

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.