Florais de Bach: o que são, como utilizar e como funcionam?

Florais de Bach: o que são, como utilizar e como funcionam?

O nosso corpo funciona de uma maneira única. Ele é baseado no fisiológico, mas também necessita de “energia da vida”, algo que esteja totalmente conectado pela natureza. Ainda que essa energia seja desconhecida pela ciência, ela é uma força suave, por meio das quais as essências florais funcionam.

O que são os florais de Bach?

Essa descoberta foi feita por Edward Bach, um médico britânico que encontrou nas essências florais um meio de medicina natural inspirada em clássicas tradições homeopáticas. Bach chamou essa ideia de “lei dos Opostos” e funciona para cada emoção ou estado mental negativo, que são: tristeza, depressão, medo, pânico, stress, nervosismo, solidão, ansiedade, entre outros. 

Através disso, descobriu que algumas essências da natureza trazem o oposto do que se está sentindo, ou seja: alegria de viver, coragem, tranquilidade, autoconfiança, segurança, paz e assim por diante, proporcionando equilíbrio físico, mental e emocional e bem-estar.

Quantos florais de Bach existem?

Todos os florais de bach são naturais e existem, ao todo, 38 tipos de essências de flores e plantas, mas cada uma delas representa e equilibra uma determinada característica ou estado emocional específico. 

Elas são divididas em 7 grupos, sendo eles: medo, falta de interesse pelas circunstâncias atuais, indecisão e insegurança, solidão, hipersensibilidade às influências e opiniões, desalento e desespero e, por último, preocupação excessiva.

Todos os 38 tipos possuem uma essência e indicação diferente, podendo ser tomada sozinha ou misturada, dependendo dos sintomas ou emoções sentidas pela pessoa naquele determinado momento.
 
Com a terapia floral, você vai se sentir mais vivo e vai estar em maior contato com seus objetivos, valores e poderá explorar mais sua criatividade.

Como funcionam os florais de Bach?

Os florais funcionam para todo tipo de tratamento, principalmente emocional, dependendo única e exclusivamente da combinação das essências e substâncias que podem ser feitos de acordo com cada demanda. 

Os florais auxiliam na prevenção de problemas emocionais, deixando a mente e o corpo mais equilibrados, trazendo mais disposição, autoconfiança, sensação de bem-estar e ajudam no tratamento de depressão ou outros tipos de fobias.

Para fazer esse tipo de tratamento, a essência do floral entra em contato com o corpo do ser humano e faz a pessoa perceber qualidades específicas dentro de sí. Funciona, basicamente, como ouvir uma música ou arte inspiradora e fazer uso do som e da luz. Já o floral, trabalha por meio da água.

Cada frasco de floral possui, basicamente, com água mineral, um pouco de álcool misturado e essências de flores, lembrando que podem ser utilizadas, no máximo sete essências por frasco. Ao ficar pronto, o floral é guardado em vidros de cor âmbar (também para garantir uma melhor conservação).

Quais os florais de Bach mais usados?

Cada essência tem sua propriedade e auxilia determinado aspecto do emocional, então é preciso ficar atento quando for utilizar. 

A  essência floral de White Chestnut é utilizada para insônia, já para ansiedade a Agrimony pode te ajudar, ou para a depressão a essência de Gentian. São 38 essências de Bach para cada tipo que você precisar. 

Existem outras essências de plantas muito usadas também: pinho, carvalho, chicória, "água de rocha", "wild rose" e muitas outras.

Como utilizar as essências de bach?

O vidro das essências de bach é consumido com a ajuda de um conta-gotas, no qual você deve colocar de 2 a 3 gotas embaixo da língua, duas vezes no dia, ou fazer uso de um borrifador ou umidificador. 

Lembre-se se sempre seguir a orientação de um terapeuta profissional para isso. É aconselhado tomar a mesma essência por pelo menos 2 meses, para depois avaliar os resultados.

É possível fazer uso das essências de bach para animais domésticos, crianças e idosos, uma vez que ajudam a manter o corpo e a mente em equilíbrio e não fazem nenhum mal ao corpo. 

Vale lembrar que os florais costumam conter uma baixa dose de álcool em sua fórmula, então pessoas que são alérgicas à substância, o terapeuta costuma recomendar um ingrediente alternativo, como o vinagre. 

​O preço dos florais de Bach variam entre 10 e 20 reais e pode-se comprar em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou pela internet. E, lembrando sempre que é necessário o acompanhamento de um profissional terapeuta especialista em florais de bach.

Curso de florais de Bach

Agora, se você quiser ser um terapeuta especialista em florais de Bach, a Academia de Terapias tem um curso para você! 

Muitas pessoas têm feito tratamento com florais de Bach, o que tem aumentado a busca por profissionais terapeutas especializados em essências para auxiliar no uso dos florais. 

Você pode se tornar um terapeuta através do curso de florais de Bach! 
 

Extensão Universitária
Curso completo de Florais de Bach - do básico ao avançado

Descubra o potencial terapêutico das essências criadas por Bach e aprenda a resgatar o equilíbrio emocional que as pessoas precisam para ter uma saúde completa.

Florais de Bach

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.