PANCS: conheças as Plantas Alimentícias Não Convencionais

PANCS: conheças as Plantas Alimentícias Não Convencionais

Vocês conhece as PANCs?

Trata-se das Plantas Alimentícias Não-Convencionais. São folhas, verduras, frutos e raízes que não são tão comuns no nosso dia-a-dia, mas podem entrar para a nossa dieta para ficar, pois são saborosas e benéficas para a nossa saúde!
⠀

No entanto, esses vegetais não constituem um grupo homogêneo, como uma família de planta, e podem incluir, por exemplo, tanto as nativas quanto as exóticas, ou ainda plantas de produção espontânea e as cultivadas.

É muito comum as pessoas associarem as PANCs àquelas plantas que nascem sozinhas, de maneira espontânea. Porém, nem todas se encaixam nesse grupo e , por isso, deve-se prestar muita atenção antes de consumi-las, para ter certeza de que não possuem componentes tóxicos.

Vamos conhecer algumas:⠀

☘Picão branco: originário da América do Sul, possui pequenas flores brancas, lembrando margaridas. Embora seja normalmente arrancado pelos jardineiros, o picão é comestível e possui um forte poder cicatrizante e anti-inflamatório.
⠀

☘Taioba: é uma grande folha verde escura que nasce a partir de grandes raízes. Seu gosto lembra o do espinafre, e ela jamais deve ser consumida crua, somente cozida, frita ou refogada. A taioba tem uma grande linha que circunda toda sua superfície em forma de coração - essa característica a diferencia de plantas venenosas. A taioba tem mais vitamina A que a cenoura ou o brócolis.
⠀

☘Folha da batata doce: um exemplo de como se pode aproveitar todas as partes de um alimento. Algumas pesquisas já mostram que as folhas da batata doce possuem mais vitamina C que o próprio tubérculo. ⠀

☘Ora-pro-nóbis: embora seja descartada na maior parte do país, esta planta é comum em Minas Gerais e faz parte de um prato bem conhecido da região: o cozido de ora-pro-nóbis com frango ou porco. É rica em proteína vegetal e dá um sabor único aos pratos.
⠀

☘Mangará: é um nome utilizado para se referir ao coração da bananeira, a parte que fica no fim do cacho da banana. Sua finalidade é semelhante à do palmito. Ela possui propriedades que ajudam a tratar problemas renais e anemia.
⠀

☘Beldroega: costuma ser retirada das hortas por ser considerada uma planta invasora, mas não se deve jogá-la fora. É rica em ômega 3 e tem uma grande capacidade antioxidante.
⠀

☘Folhas da abóbora: são ricas em vitamina A e C e possuem mais cálcio que o leite de vaca. As flores também podem ser aproveitadas, pois também são comestíveis.⠀

Faça a Formação em Fitoterapia Integrativa e aprenda a utilizar as plantas medicinais

Que tal saber tudo sobre centenas de ervas naturais, seu habitat, usos, ações e contra-indicações para poder recomendar fitoterápicos de forma segura? 

Formação em Fitoterapia Integrativa

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.