Óleos essenciais e óleos vegetais: qual a diferença?

Óleos essenciais e óleos vegetais: qual a diferença?

A busca por equilíbrio e bem estar vem crescendo a cada dia, em especial através de terapias naturais. Entre elas, uma das que mais tem se popularizado é a aromaterapia, que utiliza óleos essenciais - e, por vezes, óleos vegetais também - para melhorar a saúde física, mental e emocional. 

Quando falamos em óleos essenciais e óleos vegetais é comum acontecer uma confusão e assumirmos que são a mesma coisa. Porém, existem diferenças importantes entre eles como a forma de extração e na composição. Vamos te explicar todas elas agora!

 

O que define um óleo

Para que uma substância seja considerada  um óleo ela deve atender a duas características:

  • ser líquida em temperatura ambiente;
  • ser compostas por moléculas longas (como hidrocarbonetos e ácidos graxos).

 

Diferenças e semelhanças entre óleos essenciais e vegetais

  • Composição

Ambos os tipos de óleos são extraídos de partes diferentes das plantas - sendo, comumente, os óleos vegetais extraídos por meio de prensagem a frio de sementes e frutos e os essenciais, por sua vez, por processos de destilação à vapor ou com uso de solventes de caule, folhas, flores e raízes.

A principal diferença está nas composições de cada um. Os óleos vegetais costumam ser mais viscosos e não apresentam aromas marcantes. Isso acontece pois sua composição possui moléculas bem longas e pesadas - em sua maioria, ácidos graxos - e, com isso, elas ficam mais “unidas”, tornando o líquido mais grosso. Eles não evaporam e não são solúveis em álcool.

Já os óleos essenciais são conhecidos justamente pelo aroma acentuado e agradável. Suas moléculas são mais leves e menores que as do óleo vegetal, e portanto menos “grudadas” e mais voláteis; isso faz com que elas se soltem pelo ar, chegando até os nossos sentidos. 

  • Aplicações

Os óleos vegetais e essenciais também apresentam finalidades diferentes, embora se encontrem em algumas. 

Começando pelos óleos vegetais, além do uso culinário - muitos são fundamentais para a nossa dieta, pois são ricos em ômega 3 - alguns podem ser utilizados como carreadores para os óleos essenciais na Aromaterapia. É que estes óleos não podem ser utilizados diretamente sobre a pele, pois há o risco de alergias e irritações; desse modo, o óleo vegetal age como um diluidor. 

É importante lembrar que nem todos os óleos vegetais podem ser utilizados para esta finalidade. Dê preferência aos que foram prensados a frio, orgânicos e sem aditivos ou conservantes. Os mais comumente utilizados como carreadores são:

  • Óleo de coco;
  • Óleo de jojoba;
  • Óleo de amêndoa;
  • Óleo de semente de damasco;
  • Azeite;
  • Óleo de semente de uva;
  • Óleo de abacate;
  • Óleo de girassol.

O principal uso dos óleos essenciais é através da aromaterapia, visando equilíbrio físico e emocional. Também são bastante utilizados em produtos cosméticos como aromatizantes e potencializadores. Alguns apresentam propriedades antibacterianas, purificantes, higienizantes, calmantes, energizantes e relaxantes.

CURSOS DE AROMATERAPIA

Se você tem interesse em aprender mais sobre o uso dos óleos vegetais e óleos essenciais, temos o curso de Formação Livre em Naturopatia, que inclui um módulo específico de Aromaterapia. Também temos o curso de Alquimias da Aromaterapia, com aulas práticas de Saboaria Natural e Cremes Hidratantes baseados no poder terapêutico dos óleos essenciais e vegetais. Venha conhecer nossos cursos!

Faça e Venda seus próprios sabonetes e cosméticos naturais

No Curso de Aromaterapia, Saboaria e Cosméticos naturais você vai descobrir o mundo lucrativo da Saboaria Natural com base nos óleos essenciais.

Você pode lucrar mais de 100% com esses produtos, proporcionando bem estar e qualidade de vida para as pessoas.

Saboaria

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.