Como funciona a Naturopatia?

Como funciona a Naturopatia?

Também chamada de medicina natural, é uma forma de medicina alternativa, mais conhecida hoje pelo SUS como medicina integrativa ou complementar.⠀
A Naturopatia aparece na história desde a antiguidade, baseada nos ensinamentos de Hipócrates, considerado pai da medicina. Isso faz dela a corrente médica mais antiga no Ocidente, e sua importância na Europa equivale à da Medicina Tradicional Chinesa no extremo Oriente.

O nome Naturopatia surge somente bem mais tarde, no século XIX, para diferenciá-la da "medicina moderna" - o método tradicional da época. Baseia-se no princípio de que o próprio corpo é capaz de manter a saúde, com seus mecanismos de defesa - sendo estes estimulados pelas terapias naturais e um maior contato com a natureza, buscando equilíbrio orgânico e psíquico.⠀

Como se aplica?

Como vimos, a Naturopatia busca estimular os mecanismos de defesa do próprio corpo para lutar contra uma doença ou um desequilíbrio. Esse estímulo se dá por meio de métodos 100% naturais, focados na alimentação e suplementação de vitaminas e minerais, elementos da natureza e terapias que ajudam no relaxamento físico e mental.
Entre as técnicas mais comuns temos:

✔ Terapias baseadas na exposição aos elementos naturais como a radiação solar, ar puro, calor ou frio.⠀
✔ Conselhos sobre nutrição e regimes de desintoxicação através da Trofoterapia (ciência da alimentação), como seguir uma dieta vegetariana ou integral, sem glúten ou lactose.⠀
✔ Uso de suplementos alimentares, hidroterapia, jejum ou abstenção de bebidas alcoólicas e açúcar.⠀
✔ Aconselhamento psicológico, que inclui meditação, yoga, técnicas de relaxamento e outros métodos para aliviar e controlar o estresse.

Esses tratamentos podem ser complementados com diversas terapias que fazem parte do universo naturopata. A lista é imensa e inclui técnicas como:

✔Iridologia;

✔Homeopatia;

✔Fitoterapia;

✔Acupuntura ou Digitopuntura;

✔Cromoterapia;

✔Florais de Bach;

✔Ozonioterapia;

✔Reflexologia;

✔Aromaterapia;

✔Massoterapia;

✔Ayurveda.

Quem é o profissional de Naturopatia?

O naturopata, também conhecido como terapeuta holístico, é o profissional que deve estar atento ao indivíduo como um todo, percebê-lo como alguém que tem um organismo físico, um corpo emocional e outro espiritual. Como a Naturopatia é um processo de reeducação e de reequilíbrio, cabe a ele orientar o seu cliente a eliminar hábitos negativos e prejudiciais para o organismo; a corrigir práticas mentais e físicas, buscando o equilíbrio; e a usar técnicas para transformar padrões existenciais.⠀

Na primeira consulta, é feita uma avaliação detalhada de todos os aspetos que compõem o ser humano em todos os aspectos - físico, mental e espiritual. O terapeuta pergunta sobre o estado de saúde (física e mental), a profissão, o dia a dia e o ritmo de trabalho, como são os hábitos de vida e a alimentação. Aina são abordados o funcionamento dos intestinos, a qualidade do sono, a prática de exercício físico, as atividades feitas no tempo livre, e até a saúde das suas relações interpessoais.
Também é frequente na consulta de Naturopatia a medição da pressão arterial, auscultar o coração, observar os olhos, ouvidos e garganta, entre outros cuidados.

Por fim, é estabelecido o plano de ação dos tratamentos mais indicados de acordo com as necessidades do paciente.
O terapeuta pode unir uma ou mais terapias na hora de tratar esse indivíduo, como Acupuntura, Florais de Bach, Cromoterapia, Reflexologia e etc, congregando todo o seu conhecimento a favor do reequilíbrio do cliente.

A Naturopatia é mesmo eficaz e confiável?

A OMS - Organização Mundial da Saúde - reconhece a Naturopatia como uma Medicina Tradicional devido ao seu histórico de aplicação e eficácia nos tratamentos. Os naturopatas afirmam que estes tratamentos ajudam de fato o corpo a curar-se sem efeitos colaterais visto que, por serem totalmente naturais, não trazem riscos ou complicações aos pacientes.

Quer se tornar um Terapeuta Ortomolecular em 12 meses?

Esta é a sua chance de ter uma carreira promissora e ser um profissional diferenciado no mercado.

Você será capaz de promover o equilíbrio físico, mental e emocional necessário para a cura efetiva através de um tratamento 100% natural. 

Curso de Terapia Bio Ortomolecular & Quântica

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.