Como tratar a ansiedade com terapias naturais

Como tratar a ansiedade com terapias naturais

A ansiedade é um transtorno que acomete boa parte da população mundial e tem se tornado cada vez mais comum, mesmo entre jovens e até crianças.

No entanto, um erro muito comum das pessoas é achar que a ansiedade é uma coisa só e que só existe um tipo de tratamento para ela. É por isso que ouvimos muita gente falar que as terapias naturais não funcionam. ⠀

O problema é que não se está verificando de onde vem essa sensação. Vem de um trauma, de um medo, da vontade de controlar tudo?⠀

Um terapeuta natural precisa investigar a causa e o tipo de ansiedade para poder recomendar o melhor tratamento para o seu cliente.

Além de remédios ansiolíticos, psicoterapia e exercícios de respiração, as terapias mais naturais são uma boa maneira de complementar o tratamento.

Vamos ver alguns exemplos:

1 - Ortomolecular:

Sabemos que a Terapia Ortomolecular tem por objetivo devolver o equilíbrio ao nosso organismo, em todos os aspectos, inclusive o emocional. Alguns oligoelementos e algumas vitaminas estão relacionados ao controle e estabilidade das nossas emoções.
Você pode utilizar:⠀
▪ Vitamina C - 500 mg – 1 por dia antes do jantar;⠀
▪ Vitamina E - 100 mg – 1 por dia no café da manhã;⠀
▪ Maracujina – Rico em vitaminas A, C, B2 e B3 – 2 comprimidos à noite;⠀
▪ Oligoelementos – Magnésio, Alumínio e Lítio - usar em chá de Camomila e mel + 4 cravos da Índia – 3 vezes ao dia;⠀
▪ Manganês-Cobalto, Zinco-Cobre, Magnésio, Fósforo Multicatalisador – em formulação de gel todos os dias nos braços e pernas;⠀
▪ Vitaminas B1 (50mg), B6 (50mg) e B12 (250mcg) – duas vezes por semana, antes do almoço.⠀

2 - Florais de Bach

Os florais são muito utilizados em pessoas com ansiedade ou depressão, pois devolvem a calma e a serenidade, tirando essa sensação de medo e apreensão. As essências mais indicadas para pacientes ansiosos são:

▪ Agrimony: indicado para pessoas que escondem seus problemas, angústias e tristezas por trás de uma máscara de alegria; pessoas do tipo Agrimony possuem também a tendência a buscar refúgio no álcool e nas drogas. Este as ajuda a entrar em acordo com esse lado mais obscuro e a enfrentar melhor seus dilemas.
▪ Impatiens: recomendado para aqueles que têm pressa, não conseguem esperar o tempo dos outros, e ficam ansiosos por conta disso. Impatiens acalma e devolve a paciência.
▪ Larch: essência indicada para quem não confia em si próprio e em seu potencial, e por isso tem medo de arriscar e correr atrás de seus sonhos. Larch traz a coragem necessária para tomar as iniciativas.
▪ Red Chestnut: este floral é recomendado para quem sente uma preocupação excessiva com as pessoas à sua volta, que temem que algo aconteça a elas, mas que acabam também esquecendo de si mesmas. Red Chestnut também acalma e ajuda a pessoa a retomar o foco sobre si mesma.
▪ Mimulus: indicado para aqueles que sofrem em silêncio com medos conhecidos (doenças, traumas, solidão), traz calma e coragem.

3 - Cromoterapia

A Terapia das Cores é uma técnica que equilibra e harmoniza os corpos físico, emocional, mental e espiritual através das cores. Um tratamento específico de Cromoterapia, aplicado em caso de dores e patologias específicas a partir do resultado da Anamnese - elaborada no primeiro atendimento, onde o terapeuta descobre as causas dos problemas de saúde da pessoa - pode ajudar a aliviar a ansiedade.
Cada cor possui uma vibração própria e desperta um gatilho emocional em quem a vê. São eles:

▪ Amarelo: felicidade, entusiasmo, simpatia, otimismo, confiança.⠀
▪ Azul: confiança, honestidade, autoridade, serenidade, inteligência.⠀
▪ Laranja: diversão, simpatia, jovialidade, inspiração, otimismo.⠀
▪ Verde: esperança, crescimento, renovação, equilíbrio, segurança.⠀
▪ Vermelho: desejo, ação, paixão, energia, excitação.⠀
▪ Violeta: realeza, qualidade, individualidade, espiritualidade, criatividade.⠀⠀

CURSOS DE TERAPIAS NATUAIS

Para aprender como tratar a ansiedade e outros problemas de saúde de formas naturais, é preciso se capacitar nas diferentes terapias que oferecem esses tratamentos. Na Academia Brasileira de Terapias, temos capacitações que eferecem esses conhecimentos e te darão a oportunidade de se tornar um terapeuta certificado. Clique aqui para conhecer nossos cursos!

 

Extensão Universitária
Curso completo de Florais de Bach - do básico ao avançado

Descubra o potencial terapêutico das essências criadas por Bach e aprenda a resgatar o equilíbrio emocional que as pessoas precisam para ter uma saúde completa.

Florais de Bach

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.