Insônia: como tratar de forma natural?

Insônia: como tratar de forma natural?

A insônia ou perda do sono representa uma das principais reclamações da atualidade, afetando desde os mais jovens até os mais velhos.⠀
Cerca de 25% das pessoas tem ou já tiveram insônia em algum momento da vida. Os problemas de sono com a duração de algumas noites ou de algumas semanas estão muitas vezes relacionados com estresse ou excitação, mas em alguns casos as insônias se tornam crônicas e duram meses ou até anos.

Entre as causas para essa dificuldade para dormir podem estar:⠀

▪ Elevados níveis de estresse;⠀
▪ Transtornos de ansiedade e depressão;⠀
▪ Falta de organização e rotina;⠀
▪ Doenças como diabetes, insuficiência cardíaca e problemas renais;⠀
▪ Excesso de estímulos antes de dormir.⠀

Para evitar a utilização de remédios fortes com possíveis efeitos colaterais, pode-se recorrer às terapias naturais para isso. Veja alguns exemplos de tratamentos naturais:

Florais de Bach

Algumas essênciais de florais podem ajudar a adormecer e manter o sono tranquilo e estável. São elas:
▪ White Chestnut: indicado para os que não conseguem desligar o pensamento e, assim, conseguir pegar no sono;⠀
▪ Red Chestnut: para os que se preocupam tanto com pessoas próximas que não conseguem descansar;⠀
▪ Agrimony: auxilia no fim da dor emocional, proporcionando a paz de espírito;⠀
▪ Aspen: recomendado para situações onde a causa são os pesadelos, pressentimentos ou o medo do escuro;⠀
▪ Scleranthus: indicado para quando o indivíduo dorme e acorda diversas vezes durante a noite;⠀
▪ Impatiens: recomendado para casos em que a causa da insônia é gerada por ansiedade, impaciência e tensão;⠀
▪ Rock Rose: este floral auxilia os que sofrem com síndrome do pânico e também os que sentem medo de caírem no sono e passarem mal durante a noite;⠀
▪ Walnut: indicado para quem tem sono leve e são facilmente acordados por barulhos externos;⠀
▪ Willow: para os que remoem sentimentos e amargores na hora de dormir.⠀

Terapia Ortomolecular:

Uma alimentação equilibrada é a chave da saúde - e de uma boa noite de sono. Minerais como cálcio, magnésio e potássio estão associados com a melhora do sono. O triptofano também é importante, pois está associado à produção de melatonina que, junto da serotonina, atuam no ciclo sono-despertar. O consumo de alimentos ricos em açúcar e cafeína à noite podem causar dificuldade para adormecer, deixando o corpo e a mente agitados.
Caso o consumo desses minerais não seja suficiente apenas pela alimentação, é possível suplementar, verificando com um terapeuta as dosagens adequadas.

 

Fitoterapia:

Muitos medicamentos fitoterápicos e práticas relacionadas podem ajudar na hora de dormir bem:
▪ consumir chás e cápsulas com a raiz seca da planta sedativa valeriana antes de se deitar;⠀
▪ tomar banhos quentes com 10 gotas de óleo de alfazema à noite antes de dormir;⠀
▪ dormir com uma almofada cheia de ervas relaxantes;⠀
▪ seguir rotina de sono, mesmo nos fins-de-semana;⠀
▪ fazer exercícios regularmente - não à noite - para ajudar a reduzir estresse. Outra opção é fazer meditação durante o dia e antes do deitar.

 

Cromoterapia:

A exposição à luz e às cores resultantes da mesma transformam-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e, consequentemente, o cérebro, interpretam de forma específica. A escolha das cores corretas pode ajudar em vários aspectos, inclusive no relaxamento e melhora do sono.
As cores mais indicadas neste caso são:

▪ Azul – Cor fria e calmante, tem ação anti-inflamatória, febrífuga, regeneradora, protege o sistema nervoso, reduz o calor do corpo. Ajuda a tranquilizar e acalmar. Possui também ação analgésica e previne os sintomas do estresse. ⠀
▪ Verde – Cor neutra, participa da formação dos músculos e dos ossos. Combate infecções e inflamações, estimula a fertilidade. Acalma o coração e a mente, possui ação antisséptica e vasodilatadora.

 

Cursos de Terapias Natuais

Para aprender como tratar a insônia e outros problemas de saúde de formas naturais, é preciso se capacitar nas diferentes terapias que oferecem esses tratamentos. Na Academia Brasileira de Terapias, temos capacitações que eferecem esses conhecimentos e te darão a oportunidade de se tornar um terapeuta certificado. Clique aqui para conhecer nossos cursos!

Extensão Universitária
Curso completo de Florais de Bach - do básico ao avançado

Descubra o potencial terapêutico das essências criadas por Bach e aprenda a resgatar o equilíbrio emocional que as pessoas precisam para ter uma saúde completa.

Florais de Bach

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.