Conheça os benefícios da Trofoterapia

Conheça os benefícios da Trofoterapia

Você já ouviu falar em Trofoterapia?⠀⠀

Trata-se do meio pelo qual podemos conservar e também recuperar a saúde através de uma dieta adequada às necessidades do nosso corpo.⠀

 

O que é a Trofoterapia

Neste caso, Trofo = alimentação e terapia = cura. Portanto, é a ciência que visa curar todas as doenças, especialmente doenças crônicas, exclusivamente através do uso de alimentos específicos. O poder curativo baseado na alimentação deve ser purificador, regenerador, especializado e individualizado para cada paciente, especialmente usando alimentos chamados catalíticos (frutas suculentas e doces acídicos), macios e frescos, além de caldos vegetais, todos devidamente selecionados, combinados e adaptados a cada caso, sem a necessidade de drogas sintéticas, tóxicas ou paliativas, operações ou outras aplicações.⠀⠀

A trofologia é baseada no vegetarianismo e no naturalismo científico, que tem ido contra os hábitos de produção e consumo de alimentos da nossa sociedade - nos quais os alimentos são ultraprocessados, enriquecidos e concentrados. Ela também tem relação com o crudivorismo, que defende que os alimentos crus têm muito mais vitaminas e substâncias minerais do que os alimentos cozidos. Dada a adaptação dos seres humanos à dieta com fogo, é normal misturar alimentos crus e cozidos em uma proporção justa, sempre mantendo uma ordem: primeiro os crus e depois os cozidos.⠀

 

História

Esta terapia aparece com alguns médicos naturistas como Bircher Benner, Lahmann, Eduardo Alfonso, Brauchle, Casanova Lenti e Martin Scola. Eles explicam que os seres humanos são essencialmente frugívoros, assim, sua dieta deve ser baseada essencialmente em frutas e vegetais, acompanhadas de cereais e sementes de leguminosas, raízes, legumes e laticínios, elementos que mantêm perfeitamente uma contribuição de vitaminas, proteínas e sais minerais para o corpo humano.

 

Por outro lado, trofólogos como os neo hipocráticos aceitam o quadro naturista geral da teoria da saúde e da doença que vêm da Grécia Antiga, exposta por Hipócrates, e veem nos excessos de alimentos proteicos e na desnaturação dos alimentos que consumimos a origem de um desequilíbrio ácido no sangue e a sobretaxa de substâncias tóxicas residuais no corpo como o surgimento da patologia da maioria das doenças, exceto doenças hereditárias e traumáticas.

 

Objetivo da Trofoterapia

O principal objetivo desta terapia é regular e recuperar funções fisiológicas em seres humanos sem causar efeitos colaterais, fazendo com que o próprio corpo tenha condições de se manter saudável com o uso de alimentos.

 

Tipos de alimentos

  • Doces: Frutas doces (maçã, mamão, melancia, melão, banana, uva, pêra, pêssego, damasco, manga, chirimoya, cereja, regalia, figo, data, yaca, nispero, etc.); cenoura e beterraba; frutas secas (uva passas, ameixa, etc.); mel vegetal (arroz, malte, cana, cevada, milho, etc); pratos de arroz (chañar, tuna, figo, figo).
  • Ácidos: Frutas ácidas (limão, toranja, laranja, abacaxi, abacaxi, abacaxi, kiwi,

maracujá, etc); limão; vinagre; tomate.

  • Legumes: Folhas verdes e legumes.
  • Amidos: Farinhas (pães, massas, biscoitos, bolos, pizzas, etc.); grãos integrais ou cereais refinados (trigo, aveia, cevada, centeio, arroz, milho, sorgo, trigo-sarraceno e outros); raízes (mandioca, batata, batata doce; etc); vegetais feculentos, castanhas
  • Proteínas: Fungos e leveduras (50% proteína); quinoa, amaranto, etc (40%); soja e derivados (30%), leguminosas (feijão preto, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilhas e outros), carnes (15% a 20%), nozes (castanha, amêndoa, avelã; caju, etc).
  • Gorduras: Óleos vegetais, azeitonas, coco, castanha do pará, linhaça, chia, gergelim, girassol (e outras sementes), gordura do leite e tecido adiposo.

 

Curso de Naturopatia

Por ser uma terapia natural, a Trofoterapia é uma das práticas da Naturopatia e faz parte da grade curricular da Formação Livre em Naturopatia da Academia de Terapias. Nós temos um módulo completo só sobre o poder curativo dos alimentos.

 

Curso de Extensão Universitária
Formação completa em Naturopatia
Torne-se um terapeuta certificado

O curso mais completo do Profº Marcelo Rigotti para que você se torne um terapeuta diferenciado, capaz de proporcionar a cura natural tratando o ser como um todo e não a doença, utilizando todo o poder da natureza e suas aplicações. 

Formação Livre em Naturopatia

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.