A ortomolecular como aliada no tratamento de Fibromialgia

A ortomolecular como aliada no tratamento de Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição de saúde crônica caracterizada por dor muscular generalizada e sensibilidade em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de sensibilidade ou pontos dolorosos. Além da dor, os sintomas comuns da fibromialgia incluem fadiga, distúrbios do sono, rigidez muscular, dificuldades cognitivas (conhecida como "nevoeiro cerebral" ou "fibro neblina"), ansiedade e depressão.

Embora a causa exata da fibromialgia ainda não seja totalmente compreendida, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais possa contribuir para o desenvolvimento da doença. Algumas teorias sugerem que anormalidades no processamento da dor no sistema nervoso central podem desempenhar um papel importante na fibromialgia, levando a uma amplificação da dor.

A fibromialgia é mais comum em mulheres do que em homens e geralmente se desenvolve entre os 30 e 60 anos de idade, embora possa afetar pessoas de qualquer idade, incluindo adolescentes e idosos. A condição pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, limitando a capacidade de realizar atividades diárias e causando angústia emocional.

O diagnóstico da fibromialgia geralmente é baseado nos sintomas relatados pelo paciente, incluindo a presença de dor generalizada por pelo menos três meses e sensibilidade em pontos específicos do corpo. Não há exames laboratoriais específicos para diagnosticar a fibromialgia, mas o médico pode realizar exames para descartar outras condições que possam estar causando sintomas semelhantes.

O tratamento da fibromialgia geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir medicamentos para alívio da dor, terapia física, exercícios, terapia cognitivo-comportamental, técnicas de relaxamento e outras terapias complementares, como acupuntura ou massagem. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e ajudar os pacientes a gerenciar a condição de forma eficaz.

 

Abordagens naturais para tratar a fibromialgia

Existem várias abordagens naturais que podem ajudar a gerenciar os sintomas da fibromialgia. É importante notar que esses tratamentos naturais podem funcionar de maneira diferente para cada pessoa e é sempre recomendável consultar um profissional especializado antes de iniciar qualquer tratamento.

Aqui estão alguns tratamentos naturais recomendados:

  • Exercício físico regular: Exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação, ioga ou tai chi, podem ajudar a melhorar a flexibilidade, reduzir a rigidez muscular e aumentar a energia. É importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e a duração do exercício.
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC pode ajudar os pacientes a identificar e mudar padrões de pensamento negativos ou comportamentos que contribuem para a dor e o estresse emocional associados à fibromialgia.
  • Suplementos nutricionais: Alguns suplementos podem ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia. Por exemplo, a suplementação com vitamina D, magnésio, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes pode ser benéfica para alguns pacientes. No entanto, é importante falar com um médico antes de iniciar qualquer suplementação.
  • Massagem terapêutica: A massagem pode ajudar a reduzir a dor muscular, melhorar a circulação sanguínea e promover o relaxamento. Certos tipos de massagem, como a massagem sueca ou a massagem com tecidos profundos, podem ser especialmente eficazes para pessoas com fibromialgia.
  • Acupuntura: A acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo. Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida em pessoas com fibromialgia.
  • Técnicas de relaxamento: Práticas de relaxamento, como meditação, respiração profunda, biofeedback ou visualização guiada, podem ajudar a reduzir o estresse, aliviar a dor e melhorar o sono em pessoas com fibromialgia.
  • Alimentação saudável: Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a reduzir a inflamação e fornecer os nutrientes necessários para o corpo funcionar adequadamente.

Essas abordagens naturais podem ser usadas em conjunto com o tratamento médico convencional para ajudar a gerenciar os sintomas da fibromialgia. É importante experimentar diferentes estratégias e encontrar o que funciona melhor para a pessoa.

 

A fibromialgia e a ortomolecular

A abordagem ortomolecular para a fibromialgia visa corrigir desequilíbrios bioquímicos e nutricionais no corpo, que podem contribuir para os sintomas da doença. A fibromialgia é uma condição complexa e multifacetada, caracterizada por dor muscular generalizada, fadiga, distúrbios do sono e outros sintomas. Embora a causa exata da fibromialgia ainda não seja totalmente compreendida, alguns pesquisadores sugerem que desequilíbrios bioquímicos, inflamação crônica, estresse oxidativo e problemas no sistema nervoso central podem desempenhar um papel.

A abordagem ortomolecular se concentra em fornecer ao corpo os nutrientes necessários para otimizar seu funcionamento e promover a saúde. Alguns dos suplementos mais usados na abordagem ortomolecular para fibromialgia incluem:

  1. Vitaminas e minerais: suplementos de vitaminas do complexo B, vitamina D, magnésio, selênio e zinco podem ajudar a melhorar a função muscular, reduzir a inflamação e apoiar o sistema imunológico.
  2. Aminoácidos: alguns aminoácidos, como a serotonina e a dopamina, são neurotransmissores que desempenham um papel na regulação do humor e da dor. Suplementos de aminoácidos podem ajudar a melhorar a função cerebral e reduzir os sintomas associados à fibromialgia.
  3. Ácidos graxos essenciais: ômega-3 e ômega-6 são ácidos graxos essenciais que têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a dor e a rigidez muscular em pessoas com fibromialgia.
  4. Antioxidantes: antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e o selênio podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo no corpo, que tem sido associado à fibromialgia.

Antes de iniciar qualquer regime de suplementação, é fundamental consultar um profissional de saúde qualificado para obter orientação personalizada e garantir que os suplementos sejam apropriados para as necessidades individuais da pessoa. Além disso, a abordagem ortomolecular geralmente é usada como complemento ao tratamento convencional, não como substituto.

 

Fevereiro Roxo

Fevereiro Roxo é um movimento de conscientização sobre a fibromialgia e outras doenças invisíveis ou raras. Durante este mês, várias organizações, grupos de apoio e indivíduos se unem para aumentar a conscientização sobre a fibromialgia, educar o público sobre os desafios enfrentados por aqueles que vivem com essa condição e promover a pesquisa e o tratamento.

A cor roxa é frequentemente associada à fibromialgia e outros distúrbios de dor crônica, e o mês de fevereiro foi escolhido para destacar essas questões de saúde e chamar a atenção para a necessidade de mais apoio, compreensão e pesquisa sobre essas condições.

O objetivo é criar uma rede de apoio e solidariedade para aqueles que vivem com fibromialgia e outras condições semelhantes, bem como educar o público em geral sobre essas questões de saúde.

O Fevereiro Roxo é uma oportunidade para se conectar com outros indivíduos afetados pela doença, obter recursos úteis e espalhar a conscientização sobre essa condição desafiadora. É também uma oportunidade para amigos, familiares e cuidadores aprenderem mais sobre como apoiar aqueles que vivem com fibromialgia.

 

Quer se tornar um Terapeuta Ortomolecular em 12 meses?

Esta é a sua chance de ter uma carreira promissora e ser um profissional diferenciado no mercado.

Você será capaz de promover o equilíbrio físico, mental e emocional necessário para a cura efetiva através de um tratamento 100% natural. 

Curso de Terapia Bio Ortomolecular & Quântica

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.