O que são terapias integrativas?

Com certeza você já ouviu falar em terapias integrativas - ou complementares. Mas você sabe quais são e para que elas servem?

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o método de terapia tradicional ocidental é baseado na medicina alopática, marcada pelo racionalismo e pela evidência científica. É a terapia que enxerga o corpo humano como uma máquina e cada órgão como uma peça dessa máquina. Logo, as demais terapias usadas para tratar os mais diversos diagnósticos podem ser uma alternativa ou um complemento a essa tradicional.

As terapias integrativas, antes rejeitadas e desacreditadas pela comunidade médica tradicional, têm sido altamente recomendadas como uma maneira de complementar o tratamento alopático. Isso porque essas terapias enxergam o ser humano em sua totalidade, visando tratar e equilibrar não só o aspecto físico, mas também mental, emocional, energético e espiritual.

Essa visão holística, que é a base das terapias integrativas, promove o bem estar do indivíduo por meio de reflexões e mudanças de comportamento, seja relacionada à alimentação, à hábitos de pensamento, à práticas de exercícios e meditação, etc.

As terapias integrativas na saúde pública

25 tipos de terapias integrativas são oferecidas pelo SUS atualmente, como Florais de Bach - cuja eficácia é comprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 1976 - Cromoterapia, Acupuntura, Reflexoterapia, Reiki, Naturopatia, entre outras.

É importante saber que estas terapias estão à disponibilidade do público no Sistema Único de Saúde, pois quebra a ideia de que estes métodos de tratamento são algo caro e supérfluo, que apenas algumas pessoas podem fazer. Todos têm direito de ser visto e tratado como um ser completo, a nível físico, emocional e espiritual.

Torne-se um terapeuta integrativo

Você pode ser um terapeuta integrativo com os cursos de Florais de Bach, Capacitação em Cromoterapia e Terapia Bio Ortomolecular com Ênfase em Saúde Quântica da Academia Brasileira de Terapias. Clique aqui para saber mais. 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.