Florais de Bach: saiba quais são as 38 essências

Florais de Bach: saiba quais são as 38 essências

As pessoas procuram os florais de bach quando estão cada vez mais ansiosas, agitadas, estressadas e, muitas vezes, não sabem o que fazer para sair dessa situação. Elas querem uma fórmula mágica que elimine esses sentimentos e sensações para voltarem a ter equilíbrio emocional e uma vida mais tranquila.

No entanto, essa fórmula não existe. Por sorte, o que temos são as terapias holísticas, como a terapia ortomolecular, por exemplo, que ajudam a resgatar o bem estar, tratando o ser humano como um todo - corpo físico, mental e espiritual. Uma das mais tradicionais e eficazes é a terapia dos florais, que busca o equilíbrio emocional através da energia sutil das flores.

De acordo com o Dr. Bach, a plena saúde humana é a união equilibrada entre corpo, mente, alma e o Divino. Por isso, seus florais agem na alma, que por sua vez vai buscar o "eu" superior para curar-se e equilibrar-se, evitando que as doenças cheguem ao corpo físico.

 

O que são os florais de Bach?

Os florais de Bach são essências de flores e plantas utilizadas em uma terapia complementar ao tratamento de doenças e desequilíbrios emocionais.

Concebido pelo médico inglês Edward Bach na década de 1930, quando buscava no estudo de plantas uma alternativa aos remédios e tratamentos tradicionais. Os florais têm por objetivo ser simples e seguro, pois pode ser utilizado por pessoas de todas as idades.

Os Florais têm como princípio a ideia de que o estado emocional do indivíduo pode influenciar no seu bem estar físico. Ou seja, pensamentos e emoções positivos levariam à cura de doenças. Enquanto que pensamentos e emoções negativos causariam doenças tanto físicas quanto emocionais.

Esse sistema de Bach é composto por 38 essências, e cada uma está associada a uma emoção humana básica, e é indicada a partir da análise das características de personalidade e do quadro emocional que o paciente apresenta.

 

As 38 essências de Bach:

Agrimony - Indicado para pessoas que possuem preocupações, tormentos e problemas em geral e escondem esses sentimentos dos outros. Agrimony também ajuda a destravar a angústia e a depressão, liberando o estado emocional daquele que se sente preso dentro de si.

Aspen – Ideal para pessoas que apresentam medos vagos ou medo de algo sem explicação e/ou desconhecidos, maus pensamentos, sentimento de medo de voltar a dormir por causa de pesadelos. Muito usado em crianças que têm medo de ficar sozinhas e medo de escuro.

Beech – Recomendado para pessoas que possuem a mania de julgar e que gostam de exagerar sobre os fatos que observa. Traz mais compreensão e tolerância ao indivíduo.

Centaury – Ajuda o indivíduo a ter mais iniciativa, a tomar decisões com mais firmeza e a buscar o seu eu interior, se tornando mais positivo e mais ativo.

Cerato – Indicado para pessoas que não sentem confiança em si mesmos e se deixam influenciar por opiniões alheias - no geral negativas - sobre elas.

Cherry Plum – Indicado para aqueles que sentem medo, ajuda a controlar a ansiedade e a afastar pensamentos suicidas.

Chestnut Bud – Ideal para pessoas que não aproveitam as oportunidades que têm e que não aprendem com os seus erros, voltando a cometer os mesmos erros de antes.

Chicory – Ajuda a combater o egoísmo e a possessividade, trazendo uma visão mais positiva sobre o amor.

Clematis – Recomendado para pessoas que sentem falta de interessa pela vida, pois resgata a capacidade de atenção dos mais desatentos e traz estabilidade.

Crab Apple – Ideal para limpeza interior, ajuda a pessoa a manter o controle, para reverter situações que estão em desordem.

Elm – Para pessoas que esperam fazer algo importante na vida e que será benéfico para o mundo. É indicado para aqueles que se sentem sobrecarregados de responsabilidades e sempre exaustos.

Gentian – Indicado para aqueles que se sentem desencorajados, e que precisam enfrentar as dificuldades como oportunidade de se crescer. Este floral também ajuda na compreensão das dúvidas, transformando-as em aprendizado.

Gorse – Auxilia no desânimo e na desesperança daqueles que não confiam no próprio potencial para reverter situações complicadas. Também ajuda a trazer coragem para continuar o dia a dia.

Heather – Para pessoas que buscam por companheirismo e também para os que se sentem sozinhos e infelizes. Acalma a ansiedade e o medo.

Holly – Recomendado para quem está cheio de pensamentos relacionados à inveja, ciúmes ou qualquer tipo de sentimento negativo, para quem não suporta ver o sucesso alheio e desconfia de todos.

Honeysuckle – Indicado para pessoas que gostam de viver no passado e permanecem ligadas o tempo todo às memórias de perda de entes queridos.

Hornbeam – Traz equilíbrio mental e físico, além de força e determinação para a realização de tarefas.

Impatiens – Para pessoas que não têm paciência e querem tudo no seu próprio tempo, pois auxilia a acalmar a irritação, alivia a dor e a tensão.

Larch – Recomendado para aqueles que se consideram menos importantes em relação a outros e incapazes de realizar qualquer coisa. Ajuda a trazer força e determinação para um crescimento forte e sadio.

Mimulus – Auxilia fortemente contra o medo de doenças, dor, desgraças, acidentes. Traz de volta a confiança e a felicidade.

Mustard – Traz suporte e estabilidade para pessoas que sentem tristeza de forma profunda, desesperada ou depressiva. Também é indicado para os que acreditam que jamais serão felizes.

Oak – Muito bom para pessoas que estão lutando contra uma doença crônica e que jamais aceitam derrota.

Olive – Indicado para pessoas que sofrem mental ou fisicamente, sentem-se exaustos por conta de alguma dor, esforço ou doença. Renova as forças, trazendo vitalidade, tirando o cansaço e o esgotamento mental e físico. É muito usado em períodos de crises.

Pine – Auxilia na eliminação do sentimento de culpa e combate a baixa autoestima. Ajuda o indivíduo a confiar no seu potencial e perseverar na vida. Como possui propriedades de limpeza, este floral clareia os segmentos físicos e mentais para limpar o organismo dessa culpa.

Red Chestnut – Recomendado para aqueles que sentem ansiedade pelos outros. Ajuda a acalmar a mente, a ansiedade e o medo. Elimina a insegurança, resgatando a coragem.

Rock Rose – Indicado para casos considerados "sem saída", pois dá coragem a aqueles que precisam enfrentar situações difíceis e correr riscos. Ajuda também a tranquilizar o sono e combate o medo noturno.

Rock Water – Ideal para pessoas que são muito exigentes consigo mesmas e não se permitem aproveitar a vida, porque acreditam que precisam preservar sua própria imagem, seguindo um modelo de suposta perfeição.

Scleranthus – Para pessoas que apresentam dificuldade em tomar decisões, pois clareia as percepções.

Star of Bethelehem – Bom para clarear a mente, limpando o inconsciente de traumas físicos e emocionais, especialmente em casos de acidente ou da perda de pessoas próximas.

Sweet Chestnut – Ajuda o indivíduo a encarar a verdade e a realizar mudanças importantes para seguir adiante com a vida.

Vervain – Indicado para pessoas com princípios fixos e ideais inflexíveis, que não gostam de mudanças.

Vine – Recomendado para indivíduos autoritários, tirânicos, insensíveis, inflexíveis, para aqueles que têm sede de poder e para quem gosta de impor suas vontades sobre os outros.

Walnut – Para quem tem ambições e se sente tentado a levar adiante suas próprias ideias. Protege contra influências exteriores.

Water Violet – Recomendado para pessoas que precisam tomar decisões muito importantes na vida. Também os que gostam de fazer as coisas do seu próprio jeito e preferem ficar sozinhos.

White Chestnut – Ajuda a acalmar e a clarear a mente, de modo a ajudar a pessoa a controlar pensamentos obsessivos. Bom para dor de cabeça, depressão e irritabilidade.

Wild Oat – Ideal para aqueles que possuem grandes ambições e que gostariam de ganhar mais experiência, além aproveitar mais a vida. Ajuda a eliminar a depressão e o desânimo.

Wild Rose – Bom para eliminar a exaustão e o desânimo de lutar pelo que deseja conquistar.

Willow – Indicado para pessoas cheias de amargura, ressentimento e negatividade. Ajuda a assumir mais responsabilidades e não se culpar pelos erros de outros ou pelas coisas que acontecem.

 

Para que servem os florais de bach? 

Como podemos ver, os florais de bach trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde, sendo cada essência responsável por uma emoção.

Além de ajudarem no controle da ansiedade, da depressão e na elevação da autoestima, alguns florais também auxiliam na melhora da qualidade do sono, combatendo a insônia. Para isso podem ser utilizadas as essências de Agrimony, Impatiens, Rock Rose e Walnut, por exemplo porém, sempre as utilize sob orientação de um terapeuta.

A terapia com florais também traz benefícios para as mulheres durante o período menstrual. Geralmente, os sintomas pré-menstruais incluem depressão, irritabilidade, intolerância e letargia. Embora não seja possível generalizar, alguns desses sintomas são comuns à maioria das mulheres.

Scleranthus aporta a estabilidade necessária neste período e o Chicory diminui a possessividade excessiva que geralmente acompanha este momento. Para o período de ajuste e adaptação aos câmbios típicos da menstruação, o Walnut é o mais indicado. Já para a depressão que frequentemente acompanha muitas mulheres neste período, pode-se usar o Mustard.

O maior benefício da terapia floral, contudo, deve ser aplicado na prevenção de doenças, fazendo com que o paciente reconheça suas emoções que estão em desarmonia e procure sempre o equilíbrio.

 

Leia mais

Entre no nosso blog e fique de olho nos textos disponíveis por lá. Você pode acompanhar também o texto sobre atendimento online para terapeutas

 

Extensão Universitária
Curso completo de Florais de Bach - do básico ao avançado

Descubra o potencial terapêutico das essências criadas por Bach e aprenda a resgatar o equilíbrio emocional que as pessoas precisam para ter uma saúde completa.

Florais de Bach

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.