O que são terapias integrativas?

Com certeza você já ouviu falar em terapias integrativas - ou complementares. Mas você sabe quais são e para que elas servem?

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o método de terapia tradicional ocidental é baseado na medicina alopática, marcada pelo racionalismo e pela evidência científica. É a terapia que enxerga o corpo humano como uma máquina e cada órgão como uma peça dessa máquina. Logo, as demais terapias usadas para tratar os mais diversos diagnósticos podem ser uma alternativa ou um complemento a essa tradicional.

As terapias integrativas, antes rejeitadas e desacreditadas pela comunidade médica tradicional, têm sido altamente recomendadas como uma maneira de complementar o tratamento alopático. Isso porque essas terapias enxergam o ser humano em sua totalidade, visando tratar e equilibrar não só o aspecto físico, mas também mental, emocional, energético e espiritual.

Essa visão holística, que é a base das terapias integrativas, promove o bem estar do indivíduo por meio de reflexões e mudanças de comportamento, seja relacionada à alimentação, à hábitos de pensamento, à práticas de exercícios e meditação, etc.

As terapias integrativas na saúde pública

25 tipos de terapias integrativas são oferecidas pelo SUS atualmente, como Florais de Bach - cuja eficácia é comprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 1976 - Cromoterapia, Acupuntura, Reflexoterapia, Reiki, Naturopatia, entre outras.

É importante saber que estas terapias estão à disponibilidade do público no Sistema Único de Saúde, pois quebra a ideia de que estes métodos de tratamento são algo caro e supérfluo, que apenas algumas pessoas podem fazer. Todos têm direito de ser visto e tratado como um ser completo, a nível físico, emocional e espiritual.

Torne-se um terapeuta integrativo

Você pode ser um terapeuta integrativo com os cursos de Florais de Bach, Capacitação em Cromoterapia e Terapia Bio Ortomolecular com Ênfase em Saúde Quântica da Academia Brasileira de Terapias. Clique aqui para saber mais. 

ENTRE AGORA PARA

CLUBE DOS TERAPEUTAS NATURAIS

Nesse grupo traremos conteúdos exclusivos com dicas e informações sobre terapia ortomolecular, cromoterapia,
florais de Bach, terapia quântica e outras terapias naturais, além de falar sobre mercado de trabalho, carreira,
marketing e outros temas relacionados à vida profissional do terapeuta.
Também teremos enquetes, interações e muita troca para que todos se ajudem e possam crescer juntos.

Clique aqui

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.