A maioria das pessoas deseja uma vida longa e, principalmente, saudável, para poder aproveitar todas as oportunidades, explorar, viajar, descobrir, aprender...
Vivemos tempos em que parece difícil conciliar a correria do dia a dia com hábitos saudáveis, que vão nos garantir essa longevidade agradável e tranquila. Porém, vamos te mostrar que não é tão complicado assim!
No mundo todo as pessoas estão, comprovadamente, vivendo mais. Segundo o relatório anual Worth Health Statistics 2019, publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a expectativa de vida no Brasil passou de 69 anos para 75 anos, entre 2000 e 2016. Já a esperança de vida saudável ao nascer - número de anos que se espera viver em plena saúde - subiu de 61,5 para 66 anos.
Para atingir uma longevidade em plena saúde, separamos algumas dicas práticas que vão se encaixar perfeitamente na sua rotina e podem fazer uma grande diferença a longo prazo!
-
Evite comer até se sentir "estufado", com o estômago totalmente cheio: pare quando se sentir satisfeito. Para fazer isso, mastigue lentamente os alimentos, já que o cérebro demora 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar a saciedade - isso também ajuda na digestão e na absorção de nutrientes.
-
Mantenha sua vida social ativa: esteja sempre em contato com amigos, família, colegas. O ser humano não foi feito para viver isolado, sem a companhia de outras pessoas.
-
Cultive o otimismo: por mais difícil que pareça às vezes, manter-se otimista, acreditando que coisas boas acontecerão, procurando o lado positivo das situações, ajuda a viver mais e melhor - e existem até estudos comprovando essa relação entre otimismo e longevidade.
-
Largue o cigarro: sabemos o quanto esse vício é nocivo para a saúde, já que o tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano. Parar de fumar, em diferentes faixas etárias, pode levar à recuperação dos anos "perdidos" para o vício.
-
Consuma café com moderação: uma das queridinhas dos brasileiros, a bebida pode estar relacionada a um menor risco de morte por doenças cardíacas, câncer, derrame, diabetes e problemas respiratórios e renais, pois é rica em antioxidantes.
-
Vacine-se: a imunização contra doenças contagiosas - e muitas vezes letais - é uma das maiores aliadas da longevidade. Para se ter uma ideia, a nossa expectativa de vida aumento em 30 anos entre 1940 e 1998 graças à vacinação. Lembre-se que o Calendário Nacional De Vacinação, do Ministério da Saúde, contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
-
Tenha um motivo para viver: ter um plano, um sonho, um objetivo, algo que te motive a sair da cama todos os dias é importante para se manter motivado, feliz e, principalmente, para viver mais.
-
Pratique exercícios regularmente: antes de ajudar no emagrecimento, a prática de exercícios ajuda no condicionamente físico, na postura, equilíbrio e coordenação motora, além de aliviar o estresse e sintomas de ansiedade, com a liberação de endorfinas.
-
Controle o estresse: situações estressantes são comuns na vida de todos nós, mas podemos mantê-las sob controle com algumas estratégias, para não nos deixar afetar profundamente e, por tabela, prejudicar nossa saúde, já que essa situação leva à inflamação crônica do organismo e provoca uma série de reações físicas e emocionais, que desencadeiam problemas capazes de causar ou acelerar a morte e antecipar o envelhecimento.
-
Mantenha uma alimentação balanceada: o que ingerimos é de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Invista em legumes, verduras e frutas frescos para consumir livremente no dia a dia, utilize óleos, sal e açúcar em pequenas quantidades, evite alimentos industrilizados e ácidos como refrigerantes e doces em geral.