A Homeopatia é o método terapêutico criado no século 19 que atua em diversas situações clínicas, como doenças crônicas, respiratórias e alérgicas e transtornos psicossomáticos. A base dessa prática é o princípio da cura pela semelhança. Isso significa que, as mesmas substâncias que causam sintomas de doenças em um indivíduo, se manipulados de maneira homeopática, ou seja, pela sucussão, dinamização e diluição dos elementos, podem levar à cura.
Os produtos homeopáticos combinam elementos de origem vegetal, mineral e animal para criar os medicamentos e tratar o indivíduo, e funcionam de forma a fazer com que o próprio organismo reaja aos sintomas, atuando no fortalecimento das defesas naturais que o corpo humano possui para enfrentar aquilo que o prejudica. ⠀
O responsável por aplicar esse tratamento é o homeopata. Vamos descobrir mais sobre o que faz esse profissional - e quem pode se tornar um.
O que faz o homeopata
Como dissemos, o homeopata é o responsável por aplicar os métodos da Homeopatia visando o reequilíbrio saudável do organismo.
Porém, a consulta vai além do convencional. Nela, o homeopata não trata somente do problema que levou o paciente até ali, mas tudo o que envolve a sua vida: sua personalidade, seus hábitos, suas emoções e a forma de lidar com elas, enfim, todo o seu estilo de vida é considerado.
Os homeopatas acreditam que o estado de saúde de uma pessoa reflete o nível de sua vitalidade interior, e que a boa saúde é definida como livre da doença combinada com bem-estar físico geral e emocional. Eles consideram, também, que alguns problemas de saúde advêm de uma condição adquirida ou hereditária, e que uma pessoa pode ter uma tendência de desenvolver essa condição em algum estágio da vida, a depender da sua susceptibilidade. De acordo com a teoria homeopática, a doença resulta de desequilíbrios nos sistemas do organismo, que tem uma grande capacidade de se curar. Esta pode ser estimulada e nutrida através do tratamento homeopático.
O atendimento
O atendimento funciona da seguinte forma: em primeiro lugar, o homeopata pede uma descrição detalhada dos sintomas do paciente, como começaram e como vêm evoluindo. Os sintomas são vistos como indícios confiáveis para a prescrição mais adequada do medicamento para ativar os poderes de autocura da "força vital''. Outras características do indivíduo, como distúrbios do organismo, devem ser apontados também, além do histórico médico, com detalhamento do uso de medicamentos alopáticos, demais tratamentos pelos quais a pessoa passa e histórico familiar.
Depois, o homeopata pode pedir para o paciente se descrever em termos de temperamento, humor, sentimentos e crenças. Detalhes como a forma como o tempo, estações climáticas e momentos do dia afetam essa pessoa, gostos pessoais e angústias e em particular objetos que causam medo, são todos importantes para construir uma imagem completa e fiel da pessoa.
Outras informações como detalhes sobre o estilo de vida do cliente, exames e testes realizados com outros profissionais de saúde, podem ser comparados às informações obtidas nessa consulta, para indicar o repertório homeopático, que lista sintomas, remédios e experimentações.
Onde o homeopata pode trabalhar
O terapeuta homeopata pode realizar atendimentos em consultórios, de forma autônoma ou em uma clínica. Também pode participar de atividades relacionadas à psicologia, assistência social, empresas e spas.
Quem pode se tornar um homeopata
Antes, muita gente pensava que somente médicos poderiam se tornar homeopatas - já que a Homeopatia é uma especialização da Medicina. De fato, somente os médicos podem prescrever o uso de medicamentos e solicitar a realização de exames - na chamada Homeopatia Clínica.
Porém, a profissão de terapeuta holístico homeopata também existe. Neste caso, a pessoa não necessita de uma formação prévia em Medicina ou outros cursos da área da saúde, para realizar um curso livre de capacitação nessa técnica.
O terapeuta pode indicar ou recomendar o tratamento de forma legal, inclusive indicar em ficha de atendimento ervas, fitoterápicos, florais, óleos essenciais e homeopáticos para que sejam manipulados em farmácias de manipulação.
Se você tem interesse em aprender como preparar e indicar medicamentos com ativos da natureza, sem efeitos colaterais nocivos ao organismo, a Academia Brasileira de Terapias oferece o curso de Homeopatia, no qual você conhecerá cerca de 200 remédios homeopáticos, seus usos e ações sobre o organismo humano, além de toda a legislação da ANVISA referentes a este tema.