A fitoterapia é uma terapêutica alternativa que usa plantas medicinais para tratar doenças ou melhorar a saúde. Mas você sabia que ela também pode trazer muitos benefícios quando aplicada à estética?
Esta prática data desde a antiguidade, sendo o uso de flores e plantas para extração de óleos com finalidade cosmética muito comum nas antigas sociedades da China, Índia e Egito. Esses óleos e extratos vegetais eram aplicados na preparação de unguentos e bálsamos.
Os fitocosméticos
Os produtos da fitoterapia destinados para higiene, estética, correção e manutenção da pele são chamados de fitocosméticos. Estes são elaborados com óleos, extratos de plantas medicinais e derivados como o mel e o própolis. Os compostos naturais encontrados nas plantas possuem, muitas vezes, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e regeneradoras, o que faz com que sejam úteis no cuidado da beleza.
Os fitocosméticos aparecem na forma de cremes hidratantes e anti-sinais, loções tonificantes, espumas, máscaras faciais, géis, sabonetes, desodorantes e até protetor solar!
Justamente por serem compostos de elementos totalmente naturais, eles são mais seguros e acessíveis à população, não apresentando efeitos colaterais, e são comprovadamente eficazes - sendo até mais eficazes que os cosméticos sintéticos.
Alguns dos principais ingredientes destes produtos são:
- aloe vera;
- argila;
- camomila;
- erva doce;
- hortelã-pimenta;
- melaleuca.
Finalidades dos fitocosméticos
Esses produtos são utilizados para rejuvenescer e revitalizar cabelos, unhas e, principalmente, a pele. Trata-se de um tratamento seguro e barato, com diversas finalidades, entre as quais podemos citar:
- clareamento de manchas na pele,
- redução de poros abertos e linhas de expressão;
- amenização de sinais de envelhecimento;
-
tratamento de cravos e espinhas;
-
redução de celulite;
-
rejuvenescimento da pele.
É importante que o profissional busque sempre produtos certificados e de qualidade.
CURSO DE FITOTERAPIA INTEGRATIVA
Se você se interessa por essa área, participe do Curso de Formação em Fitoterapia Integrativa! Com ele você terá todo o conhecimento acerca desta prática terapêutica e poderá, inclusive, exercer a profissão de fitoterapeuta em poucos meses!