A Psicoterapia Holística no enfrentamento das doenças psicossomáticas

A Psicoterapia pode ser definida como o tratamento dos problemas e transtornos psicossomáticos e psíquicos do indivíduo por meios psicológicos. É o conjunto de procedimentos de tratamento agudo, direto ou indireto, sobre os estados mórbidos do psicossomático e psiquismo segundo um processo psicológico.

No caso da Psicoterapia Holística, o terapeuta aborda o ser humano de maneira integrada, considerando a interconexão entre mente, corpo, emoções e espírito. Essa abordagem é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência humana em todas as formas. Assim, trata distúrbios psicossomáticos e psíquicos, ou seja, distúrbios mentais que provocam ações comportamentais de resultado negativo ao cliente e aos outros, e também o campo emocional.

 

Doenças Psicossomáticas

A palavra “psicossomática” significa que algo atinge seu corpo produzindo sintomas cuja causa é originada em processos mentais de pensamentos. “Psi” significa “mente” enquanto que “somático” vem de “soma” que significa “corpo”.

A palavra ‘psicossomática’ foi cunhada no início do século XIX, 1818, pelo psiquiatra alemão J. Heinroth (1773 – 1843), a partir da junção dos termos psyché e soma, respectivamente significando, mente (espírito) e corpo. A palavra foi utilizada para definir os distúrbios físicos não passíveis de verificação orgânica e aparentemente causados por origem psicológica.

A ciência já comprovou que todos os corpos do Universo, em especial os seres vivos, possuem magnetismo (radiestesia). O psiquismo é a força inteligente que comanda ou pode comandar e orientar a energia magnética que possuímos. Assim, quando em harmonia, o psiquismo gerencia e coordena o nosso magnetismo, de forma a realizar nossos desejos, a partir dos pensamentos que geramos.

O psiquismo é fundamental para a conservação da saúde e o comportamento do indivíduo que, estando em equilíbrio e harmonia, tem o poder de manter suas defesas imunológicas fortalecidas, aumentando-as, da mesma forma que em desequilíbrio irá multiplicar a vulnerabilidade do corpo, abrindo as portas para as manifestações orgânicas das doenças.

A necessidade de adoecer é também a incapacidade do indivíduo de exprimir de maneira adequada, inclusive verbalmente, suas emoções, fazendo-o assim através da linguagem de seus órgãos. 

No contexto cultural da sociedade não há espaço, nem tolerância para as manifestações das emoções ou sofrimento psíquico. Assim, o indivíduo se envergonha da sua dor psíquica e não tem coragem para expressar suas angústias, gerada por conflitos psicológicos. Como não pode exteriorizar o sofrimento, o indivíduo incorpora-o ao órgão correspondente àquela emoção e faz, inconscientemente, do sofrimento físico uma tentativa para legitimar a possibilidade de atendimento de sua mágoa, expressando através do corpo sua angústia.

 

A Psicoterapia Holística e a Psicossomática

Os princípios da psicossomática baseiam-se no fato de que todos os acontecimentos da vida, sejam eles considerados positivos ou negativos, têm suas manifestações apresentadas tanto no corpo quanto na mente, sendo respectivamente sintomas físicos e sentimentos e emoções. 

A psicossomática visa exatamente dar base ao olhar do terapeuta para esta rede de sintomas, por vezes bem clara, por outra sutil, proporcionando uma avaliação terapêutica adequada para uma posterior construção de uma recomendação terapêutica.

 

Na psicoterapia holística, isso funciona da seguinte maneira:

  1. Integração Corpo-Mente: reconhece que o corpo e a mente estão intrinsecamente conectados. Assim, ao tratar uma doença psicossomática, o terapeuta holístico não foca apenas nos sintomas físicos, mas também nas emoções, pensamentos e crenças que podem estar contribuindo para a condição;
  2. Autoconhecimento: incentiva o autoconhecimento, permitindo que o cliente identifique e compreenda melhor as causas emocionais e psicológicas dos seus sintomas. Essa compreensão pode ser fundamental para a cura, pois capacita o indivíduo a fazer mudanças em sua vida que promovem a saúde;
  3. Prevenção e manutenção: além de tratar as doenças psicossomáticas, a psicoterapia holística também enfatiza a prevenção e a manutenção do bem-estar. Ao promover uma vida equilibrada e harmoniosa, é possível prevenir o surgimento de novas condições psicossomáticas;
  4. Abordagem personalizada: cada indivíduo é único, e a psicoterapia holística leva isso em consideração. O tratamento é personalizado, levando em conta as particularidades de cada pessoa, suas experiências de vida, crenças e valores.

 

Curso de Psicoterapia Holística 

A Formação em Psicoterapia Holística com o Método Mensana 360º é um curso de Extensão Universitária da Academia de Terapias em parceria com a Universidade Anhanguera.

É o conhecimento que você precisa para potencializar seus atendimentos terapêuticos com o método de Psicoterapia Holística que traz resultados já na primeira sessão.

Todas as ferramentas ensinadas no curso são baseadas em estudos da psique, do biofísico, da fisiologia humana e vários outros métodos cientificamente comprovados. Além disso, o aluno conta com a experiência de três décadas de prática psicoterapêutica da professora Célia Franz, que aplica essas ferramentas e obtém resultados incríveis com seus clientes.

Extensão universitária

Psicoterapia Holística Mensana 360º

Potencialize seus resultados terapêuticos já na primeira sessão com o método revolucionário de identificar e corrigir a origem dos conflitos e comportamentos que adoecem as pessoas

Clique aqui e Saiba Mais

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.