Como identificar a origem dos problemas emocionais?

Como identificar a origem dos problemas emocionais?

A saúde integral e a qualidade de vida dependem do bem estar tanto mental e emocional quanto físico. O problema é que, muitas vezes, acabamos por negligenciar nossas questões emocionais e, quando isso, problemas de ordem mental e física se manifestam em nosso corpo, comprometendo a rotina, a performance no trabalho e nos estudos, momentos de lazer, etc.

O primeiro passo para entender como tratar esses problemas - e até evitar o seu desenvolvimento - é identificar a sua origem. Entenda como neste artigo.

 

Os problemas emocionais e suas consequências

Até pouco tempo atrás, pessoas com problemas emocionais eram taxadas de “sensíveis demais”, “difíceis de lidar”, “gente que só quer chamar a atenção”, entre outros rótulos. Associar esses problemas à doenças físicas era ainda mais raro.

Embora o estigma sobre a saúde mental venha sendo lentamente dissolvido, ainda existe certo preconceito e hesitação por parte de muitas pessoas, em especial na hora de buscar ajuda. Acontece que, se não tratadas, emoções fora de controle e pensamentos negativos muito frequentes - ou que sejam os únicos que a pessoa tem - acabam desencadeando  desequilíbrios mentais que, por consequência, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo. Esses desequilíbrios são conhecidos como doenças psicossomáticas.

De um modo geral, pode-se dizer que essas doenças têm sua origem em causas emocionais e distúrbios psicológicos a elas associados, sendo as mais comuns ligadas a traumas não tratados e experiências que foram marcantes de modo negativo. O estresse gerado por essas emoções impede a liberação de substâncias necessárias para o ajuste e bom funcionamento do organismo, e a somatização dos fatores físicos e mentais se transforma em uma bola de neve, manifestando-se na forma de dores pelo corpo e demais doenças físicas.

 

Possíveis fatores e causas de problemas emocionais

Essas questões não possuem uma causa única. Às vezes, é bem complicado encontrar o motivo exato que levou a esta condição, mas entre os mais comuns podemos citar:

  • traumas de infância mal resolvidos;
  • convivência com pais ou parentes muito severos ou abusivos durante a infância;
  • tendência à negatividade e aos distúrbios de personalidade;
  • questões genéticas e fisiológicas, como maior sensibilidade à dor;
  • influência ambiental em relação à visão da vida de forma positiva ou negativa;
  • modo de enfrentamento dos problemas, que pode interferir na percepção da doença e no limiar dos sintomas físicos;
  • luto;
  • angústia, ansiedade e tristeza;
  • isolamento social;
  • cargas de trabalho muito pesadas;
  • insegurança emocional e falta de acolhimento, especialmente durante a infância;
  • união de fatores como ansiedade, depressão e estresse.

 

Como identificar as causas e tratar problemas emocionais

Por não terem origens orgânicas, esses problemas dificilmente serão identificados através de exames clínicos tradicionais. A psicoterapia, por exemplo, é uma das intervenções mais indicadas. O terapeuta conduzirá a pessoa à construção de um novo olhar sobre a suas emoções, seus pensamentos, seu olhar sobre a vida, e ajudará no desenvolvimento de um controle maior sobre as emoções.

As terapias naturais como Cromoterapia, Florais de Bach, Fitoterapia e Ortomolecular, por exemplo, oferecem um tratamento individualizado e totalmente natural, servindo como um ótimo complemento aos demais tratamentos utilizados. Além disso, através delas, a identificação das causas da doença é mais rápida e eficiente, já que consideram o ser humano em sua totalidade na hora do atendimento.

Uma forma de tratar e, ao mesmo tempo, prevenir as doenças psicossomáticas é fazendo algumas mudanças no estilo de vida. Trabalhar o pensamento positivo e o otimismo, praticar atividades físicas com regularidade - para a liberação de endorfina e movimentar o corpo, principalmente agora que estamos todos em casa - adotar uma alimentação balanceada e rica em alimentos nutritivos, investir em hobbies e novos aprendizados ajudam e muito no equilíbrio físico e emocional.

 

Quer se tornar um Terapeuta Ortomolecular em 12 meses?

Esta é a sua chance de ter uma carreira promissora e ser um profissional diferenciado no mercado.

Você será capaz de promover o equilíbrio físico, mental e emocional necessário para a cura efetiva através de um tratamento 100% natural. 

Curso de Terapia Bio Ortomolecular & Quântica

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.