Cada vez mais as pessoas têm buscado alternativas mais naturais para o momento do autocuidado, seja através de terapias ou do uso de produtos feitos de forma artesanal e natural.
No caso dos cosméticos como shampoos, condicionadores, cremes e, principalmente, sabonetes, o uso de produtos não industrializados vem se popularizando. Isso porque os sabonetes industrializados possuem componentes e conservantes sintéticos que podem provocar ressecamento e alergias na nossa pele, enquanto as opções feitas com matérias-primas naturais não oferecem esse risco.
Isto posto, você já deve ter ouvido falar em saboaria natural e saboaria artesanal e pensado que elas são a mesma coisa. É verdade que ambas são opostas ao método industrial de produção, porém, existe uma diferença significativa entre elas.
A saboaria natural
Assim como em toda a cosmetologia natural, trata-se de uma produção consciente, que não utiliza qualquer substância artificial na sua composição. Nos sabonetes naturais encontramos uma base de glicerina vegetal e aditivos diversos e 100% naturais, como óleos essenciais e vegetais, manteigas, ceras e argilas. Os métodos de saponificação - que é o processo de fabricação do sabão - podem ser a quente (hot process) ou a frio (cold process) e são mais elaborados.
Não existem restrições quanto à origem da matéria-prima que pode ser usada - ao contrário da saboaria vegana, que não permite o uso de materiais de origem animal como mel e leite, e da saboaria orgânica, que limita as matérias-primas de acordo com o tipo de agricultura.
É uma alternativa saudável para quem usa e pode ser muito lucrativa também para quem deseja ou necessita de uma fonte de renda complementar.
A saboaria artesanal
Embora seja bastante similar em termos da base da produção - que também utiliza glicerina vegetal, ervas secas e extratos de plantas - os produtos são de forma menos elaborada, permitindo alguns elementos artificiais, como essências e corantes.
Os sabonetes artesanais podem ser encontrados em diversos formatos e cores vibrantes. Esta tem sido uma alternativa muito popular entre quem busca uma renda extra, pois os custos e tempo de produção são baixos e o rendimento, bem alto.
Qual a melhor opção?
Tanto a saboaria natural quanto a artesanal são ótimas alternativas por fugirem dos padrões industriais que contam com substâncias agressivas e prejudiciais à nossa pele.
Porém, se você pretende investir em produtos não industrializados para compor o seu momento de autocuidado, a saboaria natural é a melhor escolha.
Ela tem como principal vantagem o uso de matérias-primas 100% naturais, que não oferecem riscos de alergia à pele, por exemplo, somente benefícios. Além disso, as opções de materiais seguros e de qualidade são ilimitadas.