A profissão de terapeuta natural é uma das que estão em alta hoje em dia, e uma das que mais crescem, em um momento em que todos buscamos alternativas e complementos aos tratamentos alopáticos tradicionais, para ter uma vida mais equilibrada, plena e saudável.
Trata-se do profissional responsável por empregar as técnicas nas quais é formado - podendo ser, entre muitas outras, Cromoterapia, Florais de Bach, Ortomolecular, Fitoterapia, Naturopatia - para proporcionar benefícios como equilíbrio do organismo, autoconhecimento, relaxamento, auxílio no tratamento de dores e problemas de saúde, prevenção de doenças, alívio de ansiedade, melhora no sono, etc.
E onde esses terapeutas podem trabalhar?
Existe uma vasta gama de locais e maneiras que o terapeuta natural pode escolher na hora de colocar seus conhecimentos em práticas. Veja alguns exemplos:
- Clínicas terapêuticas;
- Spas e clínicas de estética;
- Academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física;
- Hospitais e postos de saúde;
- Ambulatórios médicos de igrejas, associações de bairros, sindicatos de trabalhadores rurais e outros;
- Ter seu próprio espaço, trabalhando como autônomo.
Essas são só algumas sugestões para mostrar a diversidade de opções no mercado de trabalho.
Antes disso, no entanto, o terapeuta deve passar por uma - ou várias - formações e especializações adequadas, que permitirão o exercício da profissão de maneira segura e diferenciada. É importante procurar por cursos de especialização ou de capacitação reconhecidos, com registros que comprovem a veracidade do certificado - como o registro na Biblioteca Nacional RDA, por exemplo.
Uma vez formado, com um certificado válido em mãos, o profissional poderá solicitar registro na Abrath ou em outra Associação ou Sindicato da área e solicitar a emissão da Carteira de Terapeuta, para, assim, estar devidamente legalizado e regulamentado para trabalhar. Apesar de não ser obrigatória, a associação a uma instituição ou sindicato é importante para que o terapeuta tenha um apoio maior sobre sua profissão.
TORNE-SE UM TERAPEUTA HOLÍSTICO
Você pode ser um terapeuta holístico com os cursos de Florais de Bach, Homeopatia, Fitoterapia, Capacitação em Cromoterapia e Terapia Bio Ortomolecular com Ênfase em Saúde Quântica da Academia Brasileira de Terapias. Clique aqui para saber mais.