A destoxificação, também conhecida como desintoxicação, é o processo pelo qual o organismo elimina as toxinas presentes nele. Essas toxinas podem ser substâncias químicas nocivas, como os agrotóxicos, ou metabólitos tóxicos, como o álcool.
Sem essa "limpeza", por mais que a pessoa se suplemente e se alimente bem, o corpo está intoxicado demais. Ele tem os oligoelementos necessários, mas não está no nível de excelência, de equilíbrio.
O Detox na Terapia BioOrtomolecular
A Terapia BioOrtomolecular trabalha com o conceito de terreno desenvolvido por Menetrier. Após a colheita, é preciso preparar esse terreno para poder trabalhar nele novamente. Para isso, é preciso arar e, no caso do nosso corpo, destoxicar.
Esse processo não consiste em simplesmente consumir um determinado alimento. É preciso limpar o organismo de tudo o que não lhe serve mais, através do processo de quelação: alguns oligoelementos entram na célula, “varrem” a sujeira e eliminam o que o corpo não consegue eliminar sozinho, colocando a real nutrição do organismo na mesma forma em que a célula lê.
Isso acontece, inicialmente, através de uma orientação alimentar inicial. Alguns alimentos são anti-inflamatórios e servem para desintoxicar e desinflamar o organismo para possibilitar a absorção correta de nutrientes e oligoelementos.
Como funciona o processo de destoxificação
Ao iniciar o tratamento, a recomendação é que a pessoa tome, em jejum, um copo de água acrescido de um limão espremido, uma pitada de canela e adoçado com mel durante 15 dias. Entenda o motivo da escolha desses alimentos:
Mel
Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido por suas propriedades terapêuticas. Ele é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose).
O mel é também composto por água (cerca de 20%), minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), aminoácidos, ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e vitaminas do complexo B, C, D e E. Também possui um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
Devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, o mel é altamente calórico (cerca de 3,4 Kcal/g), pelo que é útil como fonte de energia.
Canela
A canela possui propriedades tonificantes e excitantes, digestiva e antiespasmódica. Ela também tem ação reguladora do apetite e fortalecedora do estômago. Além disso, é estimulante e adstringente.
Tem sido um remédio tradicional para a debilidade do estômago e do sistema digestivo em geral, especialmente nos casos de gastrite sub-ácida, caracterizada pela escassa produção de suco gástrico, e na diarreia. É muito recomendável na debilidade nervosa do estômago, na flatulência e nas gastrenterites.
Auxilia no tratamento de febre, gripes e resfriados. Antioxidante, ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa. Combate azia, enjoos, infecções de garganta, hemorragia nasal, modera as cólicas, afecções catarrais, febre e vômitos. Útil na fadiga e depressão, também é um tônico para os sistemas respiratório.
Limão
O limão é verdadeiramente uma joia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações.
Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez íntima.
Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue. Um dos efeitos notáveis do limão é o de combater o ácido úrico.
Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.
CURSO DE TERAPIA BIOORTOMOLECULAR & QUÂNTICA
Gostou de saber mais sobre destoxificação? No curso de Terapia BioOrtomolecular & Quântica, a prof. Fabi Martines mostra na prática como é esse processo e também como é a avaliação terapêutica para identificar quão intoxicado o corpo está.
Clique AQUI e saiba mais sobre essa formação online.