Todos temos o desejo de alcançar a famosa felicidade. Mas o que seria, exatamente, essa felicidade, e de que forma seria possível conquistá-la de modo genuíno?
Buscando responder a essas questões surge a psicologia positiva, que estuda como o pensamento e as emoções positivas podem influenciar seus resultados, pessoais ou profissionais. Ela nos ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a pensar e agir com mais positividade.
O que é a psicologia positiva?
Ela foi definida em 2000 por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi como o estudo dos traços positivos, das emoções positivas e das instituições positivas. Pode ser resumida como o estudo da felicidade.
Esta vertente da psicologia examina o paciente com foco mais humanizado, e não patológico, com interesse pelo que dá certo com as pessoas, suas qualidades e habilidades. Trata-se de um movimento científico, não somente mais uma abordagem teórica, que une pesquisadores de todo o mundo para estudar e descobrir mais sobre o funcionamento positivo do cérebro humano.
Seligman resume a visão da psicologia positiva em seu livro “Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar”:
O bem-estar não pode existir apenas na sua cabeça: ele é uma combinação de sentir-se bem e efetivamente ter sentido, bons relacionamentos e realização. O modo como escolhemos nossa trajetória de vida é maximizando todos esses cinco elementos.
Qual a diferença entre a psicologia tradicional e a psicologia positiva?
O foco da psicologia tradicional - ou psicologia clínica - é o tratamento de distúrbios como a depressão e a ansiedade, seguindo um modelo médico de tratamento dessas doenças.
Ao passo que a psicologia positiva visa o desenvolvimento pessoal, promovendo no indivíduo uma mudança de perspectiva sobre o mundo ao seu redor e sobre si mesmo, abrindo seus olhos para a possibilidade de uma vida mais leve e plena.
Como funciona a psicologia positiva
Esse movimento científico deseja transformar a psicologia clínica, indo na contramão dos métodos tradicionais que costumam perguntar sobre o que vai mal e acaba influenciando as pessoas a ficar somente nos aspectos negativos. A psicologia científica pretende investigar e dar atenção ao que vai bem, ao que funciona, para redirecionar o pensamento aos aspectos positivos da vida, promovendo bem estar e qualidade de vida.
É importante deixar claro que a intenção não é ignorar o que não está bem, mas sim valorizar o que está. Justamente por isso o enfoque de seus estudos está na felicidade e na busca por satisfação em todos os âmbitos, concentrando-se no que é funcional e forte. Também devemos lembrar que a psicologia positiva, enquanto ciência, não contradiz a psicologia clínica e nem descarta os problemas reais dos indivíduos na hora do atendimento.
Pilares da psicologia positiva e modelo PERMA
A psicologia positiva tem sua base em três pilares:
- Estudo das emoções positivas;
- Estudo dos traços positivos (forças e virtudes);
- Estudo das instituições positivas (democracia, família, liberdade).
Também no livro “Florescer” citado acima, Seligman definiu os cinco pilares para o bem estar, o chamado Modelo PERMA:
- Positive Emotion (Emoção Positiva): as emoções positivas funcionam como um alimento para a nossa motivação e nosso foco, permitindo que realizemos nossas tarefas com qualidade. Elas também afetam positivamente os relacionamentos - profissionais, familiares, sociais ou amorosos - aumentam a nossa criatividade e nos ajudam a desenvolver flexibilidade cognitiva.
- Engagement (Engajamento): acontece quando as pessoas conseguem focar completamente nas atividades que estão realizando. Ou seja, têm atenção plena no momento presente, entrando em Estado de Flow - quando estamos tão imersos em uma atividade que nem percebemos o tempo passando.
- Relationships (Relacionamentos): criar laços faz parte da natureza humana e, comprovadamente, o bem estar aumenta quando estabelecemos relações saudáveis com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.
- Meaning (Significado): é o que dá sentido à vida, o propósito de cada um, que nos conecta a algo maior. Pode ser encontrado em atos de caridade, contribuição política, prática religiosa ou apoio a causas sociais.
- Accomplishments (Realizações): é a concretização de sonhos e objetivos, algo que nos dê um sentimento de vitória. É olhar para as experiências do passado e se sentir realizado pelo que fez.
Benefícios da psicologia positiva
A psicologia positiva pode nos ajudar a nos manter motivados para alcançar nossos objetivos; a ter mais qualidade de vida; a mudar nossos pensamentos para algo mais positivo; e a lidar melhor com os momentos difíceis e as emoções negativas que podem aparecer.
Além disso, são também benefícios dessa vertente da psicologia:
- Felicidade genuína;
- Otimismo;
- Autoconhecimento;
- Empatia;
- Comprometimento;
- Saúde física e mental;
- Controle emocional.
Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário aqui embaixo.