Quais são os benefícios e vantagens de utilizar a homeopatia para o tratamento de animais?

Quais são os benefícios e vantagens de utilizar a homeopatia para o tratamento de animais?

A Homeopatia é o método terapêutico criado no século XIX, que atua em diversas situações clínicas, como doenças crônicas, respiratórias e alérgicas e transtornos psicossomáticos. Sua aplicação em humanos, desde então, tem se mostrado bastante eficaz. 

Mas você sabia que a Homeopatia também pode ser aplicada aos animais, tanto domésticos quanto de criação? Saiba mais a seguir!

 

A Homeopatia veterinária

A base dessa prática é o princípio da cura pela semelhança. Isso significa que, as mesmas substâncias que causam sintomas de doenças em um indivíduo, se manipulados de maneira homeopática, ou seja, pela sucussão, dinamização e diluição dos elementos, podem levar à cura.

No caso da homeopatia veterinária, as leis e princípios permanecem iguais, salvo algumas particularidades. Por ser totalmente natural e não apresentar efeitos colaterais ou contra-indicações, esta terapia se mostra uma alternativa segura e barata para tratar os bichinhos, tanto em casos agudos quanto em casos crônicos. 

Esta terapia pode ser utilizada tanto para tratar animais domésticos - cães, gatos, cavalos, papagaios, periquitos, roedores e até peixes de aquário - como animais de criação - bois, porcos, carneiros, etc.

 

Benefícios e vantagens da homeopatia para os animais

Os benefícios da homeopatia incluem:

  • diminuição dos sintomas; 
  • melhora na qualidade de vida do animal, com menos necessidade de medicamentos convencionais;
  • controle de problemas respiratórios, gastrointestinais e dermatológicos nos animais. 

 

Entre as principais vantagens de utilizar a homeopatia para animais estão:

  • ação rápida e eficiente;
  • eficácia contra patologias graves e/ou crônicas;
  • o organismo não fica saturado pela medicação;
  • ótimo custo-benefício;
  • fácil administração e ingestão das doses medicamentosas, com possibilidade de doses únicas;
  • é recomendada para todas as espécies do reino animal.

 

É recomendado o medicamento homeopático com base nas características e sintomas individuais do animal, identificando a forma como ele elabora sua própria defesa contra determinadas doenças. O papel do dono neste momento é fundamental.

Após a consulta, diagnóstico e prescrição, o medicamento homeopático pode ser administrado das seguintes formas:

  • por via oral;
  • por uso local;
  • por contato com as mucosas oral, ocular ou vaginal.

 

Existem ainda alguns impedimentos quanto ao uso da homeopatia veterinária, como a incurabilidade de certas doenças e o fato de a veterinária alopática ainda ser a mais recomendada para certos casos - como fraturas, lesões de órgãos e rompimento de ligamentos. Porém, o futuro desta prática é bastante promissor!

Curso Online de Formação em Homeopatia Aplicada

Se você tem interesse em aprender como preparar e indicar medicamentos com ativos da natureza, sem efeitos colaterais nocivos ao organismo, nós temos o curso de Homeopatia, onde você conhecerá cerca de 200 remédios homeopáticos, seus usos e ações sobre o organismo humano.⠀

Faça a Formação em Homeopatia Aplicada e saiba tratar centenas de doenças de forma natural

Você gostaria de aprender a recomendar mais de 200 remédios homeopáticos para seus pacientes ou clientes? 

Formação em Homeopatia Aplicada

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.