A Homeopatia é o método terapêutico criado no século XIX, que atua em diversas situações clínicas, como doenças crônicas, respiratórias e alérgicas e transtornos psicossomáticos. Sua aplicação em humanos, desde então, tem se mostrado bastante eficaz.
Mas você sabia que a Homeopatia também pode ser aplicada aos animais, tanto domésticos quanto de criação? Saiba mais a seguir!
A Homeopatia veterinária
A base dessa prática é o princípio da cura pela semelhança. Isso significa que, as mesmas substâncias que causam sintomas de doenças em um indivíduo, se manipulados de maneira homeopática, ou seja, pela sucussão, dinamização e diluição dos elementos, podem levar à cura.
No caso da homeopatia veterinária, as leis e princípios permanecem iguais, salvo algumas particularidades. Por ser totalmente natural e não apresentar efeitos colaterais ou contra-indicações, esta terapia se mostra uma alternativa segura e barata para tratar os bichinhos, tanto em casos agudos quanto em casos crônicos.
Esta terapia pode ser utilizada tanto para tratar animais domésticos - cães, gatos, cavalos, papagaios, periquitos, roedores e até peixes de aquário - como animais de criação - bois, porcos, carneiros, etc.
Benefícios e vantagens da homeopatia para os animais
Os benefícios da homeopatia incluem:
- diminuição dos sintomas;
- melhora na qualidade de vida do animal, com menos necessidade de medicamentos convencionais;
- controle de problemas respiratórios, gastrointestinais e dermatológicos nos animais.
Entre as principais vantagens de utilizar a homeopatia para animais estão:
- ação rápida e eficiente;
- eficácia contra patologias graves e/ou crônicas;
- o organismo não fica saturado pela medicação;
- ótimo custo-benefício;
- fácil administração e ingestão das doses medicamentosas, com possibilidade de doses únicas;
- é recomendada para todas as espécies do reino animal.
É recomendado o medicamento homeopático com base nas características e sintomas individuais do animal, identificando a forma como ele elabora sua própria defesa contra determinadas doenças. O papel do dono neste momento é fundamental.
Após a consulta, diagnóstico e prescrição, o medicamento homeopático pode ser administrado das seguintes formas:
- por via oral;
- por uso local;
- por contato com as mucosas oral, ocular ou vaginal.
Existem ainda alguns impedimentos quanto ao uso da homeopatia veterinária, como a incurabilidade de certas doenças e o fato de a veterinária alopática ainda ser a mais recomendada para certos casos - como fraturas, lesões de órgãos e rompimento de ligamentos. Porém, o futuro desta prática é bastante promissor!
Curso Online de Formação em Homeopatia Aplicada
Se você tem interesse em aprender como preparar e indicar medicamentos com ativos da natureza, sem efeitos colaterais nocivos ao organismo, nós temos o curso de Homeopatia, onde você conhecerá cerca de 200 remédios homeopáticos, seus usos e ações sobre o organismo humano.⠀