O que você diria se lhe contassem que o segredo de uma vida saudável, vigorosa e livre de doenças pode ser tão simples como saber qual é seu tipo de sangue? Esta é a questão que o Dr. Peter D’Adamo desenvolveu.
Seu tipo sanguíneo reflete sua química interna e é a chave que abre a porta para os mistérios da saúde, doença, longevidade, vigor físico e força emocional.
É ele que determina a suscetibilidade à doenças, o tipo de alimentos que se deve comer e quais os exercícios que são apropriados. Ele é um fator que influi em nosso nível de energia, na eficiência com que “queimamos” calorias, em nossa reação emocional ao estresse e talvez mesmo em nossa personalidade.
Seu tipo de sangue - O, A, B e AB - é uma forte impressão digital genética que identifica você tão bem quanto o DNA. É um padrão mais confiável de sua identidade do que raça, cultura ou geografia. Ele é um mapa genético de quem você é, um guia para você viver com mais saúde.
Com essa nova informação você pode fazer opções sobre dieta, exercícios físicos e saúde em geral, baseadas nas forças naturais dinâmicas dentro de seu próprio corpo.
Cada dieta de tipo sanguíneo inclui dezesseis grupos de alimentos: Cada um desses grupos de alimentos está dividido em três categorias: Altamente Benéficos, Neutros e Nocivos.
Pense nessas categorias do seguinte modo:
- Altamente benéfico é um alimento que atua como um remédio.
- Neutro é um alimento que atua como um alimento.
- Nocivo é um alimento que atua como um veneno.
Plano de Tipo Sanguíneo O: o caçador
Carnívoro, com um aparelho digestivo forte, sistema imunológico superativo, intolerância a adaptações dietéticas e ambientais, reage melhor ao estresse com intensa atividade física, requer um metabolismo eficiente para permanecer magro e vigoroso.
As pessoas de sangue tipo O se dão bem com exercícios intensos físicos e proteína animal.
A dieta rica em proteínas de caçador-coletor e as enormes demandas físicas do sistema dos primitivos seres humanos de tipo O provavelmente manteve a maioria deles em um brando estado de cetose - uma condição em que o metabolismo do corpo fica alterado.
As pessoas de tipo O não digerem tão facilmente os laticínios e grãos quanto às dos outros tipos de sangue porque seu sistema digestivo ainda não está plenamente adaptado a eles. Afinal, não precisa caçar e matar uma tigela de trigo ou um copo de leite! Esses alimentos só se tornaram importantes na dieta humana num período muito tardio do curso de nossa evolução.
Plano de Tipo Sanguíneo A: o cultivador
O primeiro vegetariano, colhe o que semeia, aparelho digestivo sensível, sistema imunológico tolerante, adapta-se bem às condições dietéticas e ambientais sedentárias, reage melhor ao estresse com atividade relaxante, requer dieta vegetariana para permanecer magro e produtivo.
As pessoas de sangue tipo A se dão bem com dietas vegetarianas - herança de seus ancestrais agricultores.
Você vai emagrecer naturalmente com a Dieta Tipo A. Se você está acostumado a comer carne, perderá peso ainda mais rapidamente no começo, quando eliminar os alimentos tóxicos de sua dieta.
Os laticínios são também de difícil digestão para os de tipo A e provocam reações insulínicas - outro fator de diminuição do ritmo metabólico. Além disso, os laticínios são ricos em gorduras saturadas, o tipo que compromete o coração e leva à obesidade e a diabetes.
Embora os de tipo A possam comer trigo, devem tomar cuidado para não comê-lo em demasia, do contrário, seu tecido muscular vai tornar-se excessivamente ácido.
Plano de Tipo Sanguíneo B: o nômade
Equilibrado, sistema imunológico forte, sistema digestivo tolerante, opções dietéticas mais flexíveis, consumidor de laticínios, reage melhor ao estresse com criatividade, requer um equilíbrio entre a atividade física e a mental para permanecer magro e forte.
Pode-se dizer que o tipo B representa um refinamento sofisticado no caminho da evolução, um esforço para reunir povos e culturas divergentes.
A Dieta Tipo B é equilibrada e saudável e inclui uma ampla variedade de alimentos. Ela aproveita “o melhor dos reinos animal e vegetal”.
Para as pessoas de tipo B, os principais fatores de aumento de peso são milho, trigo sarraceno, lentilhas, amendoins e sementes de gergelim.
Cada um desses alimentos tem uma lecitina diferente, mas todas afetam a eficácia de seu processo metabólico, provocando fadiga, retenção de líquidos e hipoglicemia – uma acentuada baixa de açúcar no sangue depois
das refeições.
As pessoas de tipo B são semelhantes às de tipo O em sua reação ao glúten existente no germe de trigo e nos produtos de trigo integral.
O glúten do trigo não prejudica tão seriamente os organismos de tipo B quanto o faz com os de tipo O. Contudo, quando você acrescenta trigo à mistura de milho, lentilhas, trigo sarraceno e amendoins, o resultado é tão prejudicial quanto se você fosse um tipo O. As pessoas de tipo B que desejam perder peso devem evitar definitivamente o trigo.
Plano de Tipo Sanguíneo AB: o enigma
Fusão recente do A e do B. Reação camaleônica às mudanças de ambiente e de dieta, sistema imunológico excessivamente tolerante, reage melhor ao estresse espiritualmente, com vivacidade física e energia criativa, um mistério da evolução.
O sangue tipo AB tem menos de mil anos de existência, é raro (2 a 5 por cento da população) e biologicamente complexo. Ele não se encaixa bem em nenhuma das outras categorias.
Vários antígenos fazem com que o AB às vezes seja semelhante ao A, outras ao B e às vezes pareça uma fusão de ambos - uma espécie de tipo sanguíneo centauro.
Por isso a Dieta do Tipo AB precisa ser lida com muita atenção e é aconselhável que você se familiarize com as dietas dos tipos A e B para entender melhor os parâmetros de sua própria dieta.
Essencialmente, a maior parte dos alimentos que são contra-indicados para os tipos A e B provavelmente serão prejudiciais também ao tipo AB – embora haja algumas exceções.
Embora você seja geneticamente programado para comer carne, falta-lhe a acidez estomacal necessária para metabolizá-la eficazmente e você tende a armazenar como gordura a carne que come.
Para perder peso, você deve restringir seu consumo de carne, comendo pequenas quantidades e acompanhadas de vegetais e tofu.
Suas tendências de tipo B causam a mesma reação insulínica quando você come feijão de lima, milho, trigo sarraceno ou sementes de gergelim (embora seu lado tipo A faça com que aceite bem lentilhas e amendoins), a inibição da produção de insulina provoca hipoglicemia, uma queda do nível de açúcar no sangue após as refeições e leva a um metabolismo menos eficaz dos alimentos.
As pessoas de tipo AB não apresentam a violenta reação das de tipos O e B ao glúten de trigo. Mas nesse caso, também, se a meta é perder peso, você deve evitar o trigo que tende a tornar seu tecido muscular mais ácido.
Gostou de saber mais sobre a dieta do tipo sanguíneo? Você pode aprender muito mais no curso de Terpia BioOrtomolecular & Quântica da Academia Brasileira de Terapias!
Clique AQUI e saiba mais sobre essa formação online, e comece hoje mesmo a estudar.