Fitoterapia e Homeopatia na Nutrição

Fitoterapia e Homeopatia na Nutrição

Muita gente não sabe, mas os profissionais da área de Nutrição podem prescrever medicamentos - desde que sejam Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), ou seja, feitos à base de vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos e/ou proteínas isolados ou associados entre si. O profissional também pode prescrever os MIPs fitoterápicos, homeopáticos e antroposóficos.

Uma nova Resolução, de janeiro de 2021, permite também a prática da Fitoterapia como complemento ao tratamento oferecido ao cliente. Saiba mais a seguir!

 

Nutrição e Fitoterapia

Desde 2013, com a publicação da Resolução CFN Nº525/2013, é permitida aos nutricionistas a prescrição de fitoterápicos como complemento à sua prescrição dietética, desde que “os produtos prescritos tiverem indicações de uso relacionadas com o seu campo de atuação”.

Em 19 de janeiro deste ano, no entanto, foi publicada uma nova Resolução, a CFN Nº 680, permite a todos os nutricionistas a prescrição de “plantas medicinais em suas diferentes preparações, englobados plantas medicinais in natura, drogas vegetais e derivados vegetais, com exceção de substâncias ativas isoladas ou altamente purificadas, administradas exclusivamente pelas vias oral e enteral, incluídas mucosa, sublingual e sondas enterais e excluída a via retal". Além disso, a prática da Fitoterapia na assistência nutricional e dietoterápica também está liberada, ainda que sem certificado de pós-graduação em fitoterapia ou título de especialista nessa área. 

A Resolução permite a todos os nutricionistas a prescrição de plantas medicinais na forma de infusão, decocção e maceração em água. Já a prescrição do que difere desta definição, ou seja, “drogas vegetais em formas farmacêuticas, de medicamentos fitoterápicos, de produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais de fitoterápicos é permitida ao nutricionista com habilitação para Fitoterapia”, aquele que possui pós-graduação na área ou título de especialista em Fitoterapia. 

Segundo o artigo 8º desta Resolução, “ao adotar a fitoterapia, o nutricionista deve considerar:

I. as evidências científicas quanto a critérios de eficácia e segurança ou em dados de uso seguro e efetivo publicados na literatura técnico-científica ou uso tradicional reconhecido;

II. os diagnósticos, os laudos e os pareceres dos demais membros da equipe multidisciplinar, definindo com estes, sempre que pertinente, a conduta a ser instituída;

III. as indicações, as contraindicações e as precauções de uso;

IV. a necessidade de oferecer orientações técnicas necessárias para minimizar, quando possível, os efeitos adversos;

V. as interações com outras plantas medicinais, com medicamentos e com os alimentos;

VI. os riscos da potencial toxicidade dos produtos prescritos; e

VII. a necessidade de monitorar a evolução clínica, necessidade de ajustes de doses e de sua suspensão, quando os objetivos forem alcançados ou por outros critérios técnicos.”

 

Nutrição e Homeopatia

A Resolução CFN Nº 679/2021 regulamenta o uso das PICs - Práticas Integrativas e Complementares - pelos nutricionistas e, entre essas práticas, está a Homeopatia. 

A resolução dispõe que o profissional pode prescrever o uso de homeopáticos desde que se trate de MIPs e, neste caso, é necessário ter especialização em Homeopatia ou formação de, no mínimo, 300 horas no assunto.

 

Combo Especial - Formação em Homeopatia Aplicada e Fitoterapia Integrativa

Torne-se um terapeuta diferenciado com conhecimento profundo de fitoterapia e homeopatia para recomendar medicamentos 100% naturais que vão promover a cura e o resgate da saúde integral. 

Formação em Homeopatia Aplicada e Fitoterapia Integrativa

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.