Plantas Medicinais: para que servem e como usá-las de forma terapêutica para a cura natural

Plantas Medicinais: para que servem e como usá-las de forma terapêutica para a cura natural

As plantas medicinais ajudam no alívio do sofrimento humano e são usadas, além de outras coisas, como remédios caseiros em todo o mundo há milhares de anos. 

Como resultado da busca contínua para tratamentos de doenças, que são específicas em cada comunidade, tem se desenvolvido uma extensa farmacopéia de plantas medicinais. É estimada a existência de aproximadamente 400.000 espécies de plantas vasculares em uso, sendo 1/3 utilizado com propósitos medicinais. 

As plantas produzem uma variedade de moléculas bioativas que são verdadeiras fontes de cura. Mesmo com o advento da medicina moderna, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades mundiais. 
 

Como usar as Plantas Medicinais para a cura natural

Usar plantas medicinais para a cura natural envolve conhecimento sobre as propriedades das plantas e como prepará-las adequadamente para obter benefícios terapêuticos. Para isso, é importante ter uma abordagem consciente e informada para garantir segurança e eficácia no tratamento.

Listamos algumas etapas básicas para utilizar plantas medicinais de forma eficaz:

  1. Busque conhecimento de qualidade: é necessário aprender sobre diferentes plantas medicinais, suas propriedades terapêuticas e como podem ser usadas para tratar diferentes condições de saúde. Existem muitos livros, sites e recursos confiáveis ​​sobre o tema.
  2. Identifique as plantas corretamente: saber isso é essencial, pois algumas plantas medicinais têm aparências semelhantes a outras plantas não medicinais ou até mesmo tóxicas.
  3. Escolha métodos de preparação adequados: as plantas medicinais podem ser consumidas de várias formas, incluindo chás, tinturas, extratos, cápsulas ou pomadas. Cada método de preparação extrai diferentes componentes ativos das plantas e é de extrema importância ter esse conhecimento aprofundado.
  4. Prepare os remédios corretamente:
  5. Chás: Infusão ou decocção das partes da planta em água quente.
  6. Tinturas: Extração da planta em álcool ou vinagre.
  7. Extratos: Concentração da planta em forma líquida ou seca.
  8. Cápsulas ou comprimidos: Uso de extratos concentrados em forma de pílulas.
  9. Siga orientações de dosagem: é preciso respeitar as dosagens recomendadas para evitar efeitos colaterais indesejados. A quantidade correta pode variar de acordo com a planta e a forma de preparo.
  10. Monitore os efeitos: após o uso, é importante observar atentamente os efeitos das plantas medicinais. Nem todas as plantas são adequadas para todos, e algumas podem causar reações adversas.
  11. Tenha cautela: nem todas as condições de saúde podem ser tratadas eficazmente com plantas medicinais. Em casos graves ou emergências médicas, procurar atendimento médico profissional é a opção mais assertiva.
  12. Respeite o ambiente: caso você esteja colhendo suas próprias plantas medicinais, faça-o de forma sustentável e ética, garantindo que a população de plantas não seja prejudicada.

 

O perigo do uso incorreto das plantas medicinais

Um dos grandes problemas da falta de conhecimento sobre a utilização das plantas medicinais está na forma e dosagem de uso, pois dependendo da forma a planta pode ser eficaz ou não, assim como a dosagem: se for baixa pode não ter o efeito procurado e se for alta pode causar intoxicações e efeitos adversos.

Ainda é muito comum seguir receitas indicadas por parentes ou vizinhos sem conhecimento das ervas, mas é outro grande risco que pode até agravar a saúde. Foi o caso da utilização do suco de carambola para pacientes crônicos renais. Esse suco piora a situação desses pacientes, pois a carambola é rica em potássio que não é filtrado pelo rim e se torna tóxico para o organismo.

O conhecimento através dos nomes populares das plantas também pode gerar dúvidas e enganos na sua utilização, como o caso da espinheira-santa. Existem várias espécies sendo comercializadas com este nome, algumas delas sem o efeito comprovado para a Maytenus ilicifolia.

 

O conhecimento que você precisa para usar corretamente as Plantas Medicinais

A educação para as Plantas Medicinais deve ser incentivada na sociedade, já que é e sempre vai ser utilizada pelas pessoas na busca da cura das doenças e melhoria da qualidade de vida. Mas para isso é preciso fazer um curso reconhecido que ofereça o conhecimento necessário para usar e recomendar as plantas medicinais.

O conhecimento das plantas medicinais e como usá-las de forma terapêutica formam a base do Curso de Extensão Universitária em Naturopatia da Academia de Terapias. Além das aulas e módulos de fitoterapia, herbalismo, florais de bach, aromaterapia, pamcs, medicina ayurvédica e homeopatia, o aluno tem acesso a uma coleção de e-books que é praticamente uma biblioteca sobre plantas medicinais. ⠀

 

Curso de Extensão Universitária
Formação completa em Naturopatia
Torne-se um terapeuta certificado

O curso mais completo do Profº Marcelo Rigotti para que você se torne um terapeuta diferenciado, capaz de proporcionar a cura natural tratando o ser como um todo e não a doença, utilizando todo o poder da natureza e suas aplicações. 

Formação Livre em Naturopatia

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.