Imunidade: 10 formas de aumentar a sua naturalmente

Imunidade: 10 formas de aumentar a sua naturalmente

Estamos no inverno, estação mais fria do ano e na qual as chances de desenvolver gripes, resfriados e outras doenças respiratórias aumentam - além de estarmos, ainda, no meio de uma pandemia.

Por isso, é importante garantir que as nossas defesas estejam em dia. E não é necessário utilizar medicamentos nem nada mais complicado: alguns hábitos simples e 100% naturais podem dar uma boa elevada na nossa imunidade!

 

Como funciona a imunidade

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos, proteínas e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo, assim, o desenvolvimento de doenças. Quando nossa saúde está equilibrada e nossos hábitos estão favoráveis - sono regulado, dieta balanceada, prática de exercícios, mentalidade positiva - estamos devidamente protegidos. 

Porém, sem a manutenção adequada, a imunidade pode abaixar e ficamos vulneráveis a qualquer ameaça externa - até mesmo um banho de chuva acidental pode nos derrubar. 

Situações pontuais como momentos de estresse elevado, trauma ou choque podem levar a imunidade a despencar. Maus hábitos de alimentação, sedentarismo, insônia e vícios como o cigarro também deixam o nosso organismo fragilizado e mais exposto.

 

Como fortalecer a imunidade de modo natural

Como dissemos acima, apenas a mudança ou aquisição de alguns hábitos diários podem ajudar a dar um belo “up” na sua imunidade! Separamos aqui 10 deles:

 

  1. Consuma mais vitaminas, em especial vitamina C + zinco 

 

O zinco completa a ação da vitamina C no sistema imunológico, pois também participa da produção de anticorpos e da formação e funcionamento das células responsáveis pela defesa no nosso organismo.

Frutas como abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos em vitamina C. Para aumentar o consumo de zinco, oleaginosas como castanhas e cereais integrais são grandes fontes.

A vitamina E e o ômega 3 também são bons para a imunidade, sendo encontrados em vegetais escuros e peixes como atum, sardinha e salmão, respectivamente.

 

  1. Especiarias para além do sabor

Alguns temperos são verdadeiros remédios da natureza e auxiliam muito no aumento da imunidade. A cúrcuma ou açafrão da terra, por exemplo, possui ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. O gengibre é termogênico, ativador da circulação sanguínea e auxilia no equilíbrio como um todo, aumentando as defesas do corpo.

O alho é excelente para imunidade e hormônios, pois ajuda a prevenir doenças respiratórias como agente anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico. O própolis tem ação antioxidante e a pimenta Caiena tem grande quantidade de Vitamina C e ajuda a acelerar o metabolismo, prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a digestão.⠀⠀

 

  1. Beba água

70% da composição do nosso corpo é água. Portanto, consumir diariamente, no mínimo, dois litros de água é importante para manter-se hidratado e fortalecer as células de defesa do nosso organismo. 

 

  1. Pratique atividades físicas com regularidade

A prática de exercícios traz inúmeros benefícios à nossa saúde, como alívio do estresse, produção de endorfina e consequente amenização de sintomas da ansiedade, melhora do condicionamento físico, da postura, do equilíbrio e da coordenação motora, e estímulo à produção de anticorpos. 

É possível se movimentar em casa mesmo, seja utilizando equipamentos que você já tem - como cordas ou cadeiras - ou somente o próprio corpo, dançando ou praticando treinos aeróbicos facilmente encontrados na internet, para todos os níveis. 

 

  1. Tome sol

O sol é a principal fonte de vitamina D, uma grande aliada da imunidade. Por isso, aconselha-se ficar de 10 a 15 minutos todos os dias ao sol, de preferência antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas. 

 

  1. Mantenha o sono regulado

A recomendação geral é ter de 8 a 10 horas de sono por noite. Porém, nem sempre é possível. Nesse caso, descanse o máximo que puder a mente e o corpo.

Cuidar do sono tem a ver com cuidar das emoções. Insônia, ansiedade, medo e apreensão contribuem para a queda da imunidade e, consequentemente, da qualidade de vida. Se necessário, busque ajuda terapêutica e psicológica para melhorar o sono.

 

  1. Abandone os vícios

O consumo exagerado de álcool e cigarros - e de outras drogas ilícitas - deixam as defesas naturais do organismo enfraquecidas, nos deixando expostos e predispostos às infecções. Mas não corte esses hábitos de forma abrupta: vá reduzindo aos poucos, o máximo que conseguir.

 

  1. Evite alimentos industrializados

Alimentos de fast food ou congelados - como lasanhas e pizzas - são ricos em conservantes e outras substâncias agressivas ao organismo, que provocam inflamações e desequilíbrios na imunidade. Dê preferência a alimentos frescos e comidas feitas na hora.

 

  1. Não faça dietas restritivas

Comprovadamente ineficazes para o emagrecimento, as dietas muito restritivas ou hipocalóricas podem enfraquecer o corpo e reduzir as defesas. Mantenha uma alimentação equilibrada, sem cortar nutrientes essenciais. 

 

  1. Consuma mais chás

Os chás são bebidas super versáteis e bem-vindas a qualquer momento do dia. Todos eles contém polifenóis - substâncias bioativas presentes em frutas e vegetais - que trazem inúmeros benefícios, como:

  • melhora nos níveis de concentração e energia;
  • prevenção e tratamento da aterosclerose,
  • prevenção do diabetes;
  • redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • inibição do desenvolvimento de células cancerígenas, impedindo o fornecimento de sangue ao tumor e levando as próprias células cancerígenas à autodestruição;
  • diminuição do colesterol "ruim" (LDL);
  • purificação do organismo pela eliminação de toxinas, impedindo a retenção de líquidos.

 

Chás para melhorar a saúde 

Para te inspirar a começar a consumir chás diariamente, trouxemos 4 receitas que vão agregar sabor e saúde à sua rotina:

  1. Chá verde: conhecido pelas altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que o caroteno e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra o envelhecimento. Além disso, é muito utilizado em tratamentos de emagrecimento e obesidade, promovendo a queima de gordura e sendo capaz de ajudar a perder 5Kg em 15 dias.⠀
  • Como preparar: Coloque a água para ferver, e assim que iniciar o processo de ebulição apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água), e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.⠀
  1. Chá de folha de amora: combate aos radicais livres, por suas propriedades antioxidantes; alivia sintomas pré-menstruais como cólicas, irritação e inchaço, além de auxiliar no tratamento de insônia, enxaquecas, e pressão arterial.⠀
  • Como preparar: infusão com folhas secas - encontradas em lojas de produtos naturais, mercados e zonas cerealistas - ou com folhas frescas, colhidas das árvores. No caso destas, devem ser cortadas com as mãos, colocadas em um pilão e maceradas. Depois, acrescente a água fervente e deixe a infusão acontecer por pelo menos cinco minutos.⠀
  1. Chá de bardana: planta medicinal com origem no Japão, possui propriedades anti-inflamatória, adstringente, antimicrobiana, antisséptica, bactericida, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, fungicida, sudorífica e tônica. Devido às suas propriedades medicinais, o chá de Bardana é usado para ajudar em problemas gastrointestinais e digestivos, na prevenção da diabetes, contra a acne, eliminar a retenção de líquidos, evitar cólicas renais, além de ajudar no combate à insônia, ansiedade e estresse.
  • Como preparar: Limpe e corte a raiz de bardana em rodelas de aproximadamente 0,5 cm, o que renderá mais ou menos 10 rodelas. Coloque em uma chaleira com 300 mL de água e deixe de molho à noite até o dia seguinte. No dia seguinte, ferva a água com as rodelas de bardana de 5 a 10 minutos.

Quer se tornar um Terapeuta Ortomolecular em 12 meses?

Esta é a sua chance de ter uma carreira promissora e ser um profissional diferenciado no mercado.

Você será capaz de promover o equilíbrio físico, mental e emocional necessário para a cura efetiva através de um tratamento 100% natural. 

Curso de Terapia Bio Ortomolecular & Quântica

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.