Os óleos essenciais na saboaria e cosmetologia naturais

Os óleos essenciais na saboaria e cosmetologia naturais

Já vimos que os óleos essenciais são amplamente utilizados na Aromaterapia, seja via inalação dos aromas ou uso tópico. Porém, eles podem ser usados de diversas outras maneiras, como na produção de sabonetes, cremes e demais cosméticos naturais.

A principal diferença entre esses produtos feitos de modo natural e artesanal e os feitos pela indústria fármaco-cosmética está nas matérias-primas utilizadas. Enquanto os primeiros têm por base óleos e manteigas vegetais que realmente oferecem hidratação e cuidado à pele, os segundos são ricos em componentes e conservantes sintéticos que acabam sendo agressivos para a nossa pele - como alguns sulfatos, corantes e óleos minerais - que podem causar alergias, ressecamento excessivo e até doenças de pele. 

Os óleos essenciais são utilizados para este fim por dois motivos principais:

  • Aromatização: a produção artesanal de cosméticos, como a saboaria, costuma dar preferência aos óleos essenciais em detrimento das essências cosméticas, pois eles oferecem um aroma agradável e naturalmente intenso.
  • Potencialização de efeitos: os óleos são ricos em compostos naturais extraídos de flores, frutos, raízes, folhas ou cascas que, quando misturados na preparação de cremes, sabonetes e aromatizadores de ambientes, podem aumentar o poder de hidratantes, produtos capilares e etc. Além disso, algumas essências trazem benefícios para quem sofre com a depressão, insônia, agitação excessiva e irritabilidade, por exemplo.

Os óleos podem ser trabalhados sozinhos ou em blends - misturas - dependendo do resultado desejado, e devem ser adicionados ao final da produção, quando é atingido o chamado traço. É preciso ter cuidado ao manuseá-los, utilizando ferramentas de materiais adequados como jarras, potes e bastões de vidro ou silicone; envasar as misturas em embalagens escuras ou em potes herméticos - que impedem a entrada de ar; não deixá-los expostos à luz e calor extremos; não encher completamente os recipientes. 

Na hora de escolher o óleo a ser utilizado na composição do seu sabão, é considerado não só o aroma em si, mas a propriedade terapêutica que se deseja proporcionar com aquele produto - cada óleo possui uma finalidade, seja calmante, energizante, mais física, mais emocional. Isso fará a diferença no produto final.

 

Óleos essenciais na cosmética natural

Os óleos mais utilizados para fins cosméticos são:

  • Melaleuca (tea tree): extraído da melaleuca, possui aroma semelhante à noz moscada e propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias; é muito usado para tratar acne.
  • Alecrim: como cosmético, é usado principalmente em produtos capilares, pois tem ação antiqueda e anti-ressecamento. 
  • Lavanda: seu aroma floral é calmante e relaxante; é utilizado para refrescar músculos cansados e para amenizar queimaduras, já que contém propriedades anti sépticas.
  • Citronela: é usado como repelente e desodorizador natural.
  • Eucalipto: também antisséptico, é muito utilizado em saunas, banhos e massagens; conta, também, com propriedades descongestionantes, repelentes, refrescantes e bactericidas.
  • Hortelã: é um dos mais usados na Aromaterapia, pois é um ótimo estimulante, restaurador e refrescante para a mente e o corpo.
  • Capim-Limão: presente em muitos shampoos que prometem dar brilho aos cabelos, é um tônico estimulante e purificador para o corpo. É também antisséptico, adstringente e desodorizante para ambientes.

 

Cursos de Aromaterapia

Se você tem interesse em aprender mais sobre Aromaterapia, temos o curso de Formação Livre em Naturopatia, que inclui um módulo específico de Aromaterapia. Também temos o curso de Alquimias da Aromaterapia, com aulas práticas de Saboaria Natural e Cremes Hidratantes baseados no poder terapêutico dos óleos essenciais. Venha conhecer nossos cursos!

Faça e Venda seus próprios sabonetes e cosméticos naturais

No Curso de Aromaterapia, Saboaria e Cosméticos naturais você vai descobrir o mundo lucrativo da Saboaria Natural com base nos óleos essenciais.

Você pode lucrar mais de 100% com esses produtos, proporcionando bem estar e qualidade de vida para as pessoas.

Saboaria

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.