Cromoterapia dos alimentos: como as cores influenciam no nosso organismo?

Cromoterapia dos alimentos: como as cores influenciam no nosso organismo?

Como contamos em um artigo anterior, a Cromoterapia - ou Terapia das Cores -  nos diz que as vibrações energéticas de cada cor trazem de volta o equilíbrio entre a mente e o corpo. Logo, todas as cores presentes no nosso ambiente influenciam o modo como nos sentimos - inclusive as cores dos alimentos que consumimos!

É sabido que, quanto mais colorido o nosso prato, melhor para a nossa saúde, já que as substâncias responsáveis por dar cor a esses alimentos - chamadas de pigmentos - também são dotadas de nutrientes importantíssimos para a saúde.  Logo, quanto mais cor no seu prato, mais pigmentos que auxiliam no combate aos radicais livres serão ingeridos, afinal, cada alimento oferece um tipo de antioxidante. 

 

Alimentos e pigmentos de nutrientes: 

 

O ideal é ter de 3 a 4 cores diferentes de alimentos em nosso prato, em todas as refeições principais - café da manhã, almoço e jantar. Confira os perfis de pigmentos nutrientes presentes nos alimentos, determinados pelas suas cores:

  • Antocianina: é encontrado em alimento de cor roxa ou azulada. Tem função antioxidante, reduz o colesterol e combate os radicais livres
  • Antoxantina: está presente nos alimentos brancos, como o alho. Assim como a antocianina, atua na redução do colesterol e no combate aos radicais livres, além de ajudar na prevenção de cânceres. 
  • Betacaroteno: é encontrado nas verduras e legumes de cores amarela, laranja e verde-escuros. Fortalece o sistema imunológico, melhora a pele e, assim como a antoxantina, auxilia a prevenir o câncer.
  • Licopeno: presente em alimentos vermelhos, é um ótimo antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo os cânceres de próstata e de mama.

Alimentos e a cromoterapia: 

Veja a seguir a relação entre as cores e alguns alimentos, para que servem e como podem te ajudar a ter uma vida melhor - lembrando que é sempre aconselhável procurar auxílio de um profissional para montar a sua dieta:

  • Amarelo: cor quente, estimulante dos nervos motores, gera energia para os músculos e purifica o sistema linfático. Atua na regeneração óssea, ajuda o autocontrole e estimula o raciocínio. Traz luz e harmonia para combater situações difíceis.
  • Alimentos indicados: melão, abacaxi, caju, banana, milho, maracujá, mandioquinha, pimentão amarelo, limão amarelo e as que contêm o laranja misturado ao amarelo (laranja, mexerica, tangerina etc).

 

  • Azul celeste: cor fria, tem como funções principais: estabilizar, desacelerar, limpar o corpo e o ambiente e acalmar a mente.
  • Alimentos indicados: uvas, ameixas pretas, uvas-passas, repolho, acelga e todos os alimentos esbranquiçados.

 

  • Azul índigo: cor fria, age como purificador da corrente sanguínea e como calmante e expansor da mente. Ajuda a vencer medos e inibições.
  • Alimentos indicados: misturada com outras cores, encontra-se no espinafre, couve, brócolis, berinjela, uva escura, jabuticaba. 

 

  • Laranja: cor quente, tônica, estimulante, anti-fadiga. Ajuda a eliminar gorduras localizadas, estimula a comunicação, a criatividade, a generosidade e o entusiasmo.
  • Alimentos indicados: mamão, cenoura, abóbora, abricó.Cor laranja misturada com amarelo: laranja, tangerina, damasco, alguns tipos de mangas, pêssegos.

 

  • Verde – cor neutra, participa da formação dos músculos e dos ossos. Combate infecções e inflamações, estimula a fertilidade. Acalma o coração e a mente, possui ação antisséptica e vasodilatadora. Também é energizante e proporciona esperança e satisfação pessoal. 
  • Alimentos indicados: todas as hortaliças em folhas, abacate, limão, uva verde, fruta-do-conde, etc. 

 

  • Vermelho: cor quente, energizadora e vitalizadora do físico no geral e do sistema muscular. Ativa a circulação e o sistema nervoso, estimula o raciocínio e a capacidade mental, aumenta a força de vontade e a coragem, além de ajudar a eliminar o estresse.
  • Alimentos indicados: tomate, pimentão vermelho, caqui, maçã, cereja, groselha, ameixa vermelha, beterraba, rabanete, agrião, espinafre, berinjela e todos os vegetais que contêm muito ferro.

 

  • Violeta: cor fria, elimina ódio, vício, angústia, medos. É a cor da transmutação, cicatrizante, depressor cardíaco, alimenta a região superior do cérebro. Melhora a saúde e ajuda na cura de infecções e inflamações.
  • Alimentos indicados: repolho roxo, beterraba, rabanete, figo, uva, maçã, ameixa preta, berinjela, uvas, amoras, brócolis.

 

Curso de Cromoterapia

No curso de cromoterapia você aprende muito mais sobre o significado das cores e sobre a aplicação das cores nos alimentos. Clique aqui para saber mais!

 

Curso de Capacitação em Cromoterapia

Domine o poder terapêutico das cores e aprenda a usar a frequência de ondas eletromagnéticas para restabelecer o equilíbrio e a harmonia entre corpo físico, mental e emocional. 

Cromoterapia

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.