Como contamos em um artigo anterior, a Cromoterapia - ou Terapia das Cores - nos diz que as vibrações energéticas de cada cor trazem de volta o equilíbrio entre a mente e o corpo. Logo, todas as cores presentes no nosso ambiente influenciam o modo como nos sentimos - inclusive as cores dos alimentos que consumimos!
É sabido que, quanto mais colorido o nosso prato, melhor para a nossa saúde, já que as substâncias responsáveis por dar cor a esses alimentos - chamadas de pigmentos - também são dotadas de nutrientes importantíssimos para a saúde. Logo, quanto mais cor no seu prato, mais pigmentos que auxiliam no combate aos radicais livres serão ingeridos, afinal, cada alimento oferece um tipo de antioxidante.
Alimentos e pigmentos de nutrientes:
O ideal é ter de 3 a 4 cores diferentes de alimentos em nosso prato, em todas as refeições principais - café da manhã, almoço e jantar. Confira os perfis de pigmentos nutrientes presentes nos alimentos, determinados pelas suas cores:
- Antocianina: é encontrado em alimento de cor roxa ou azulada. Tem função antioxidante, reduz o colesterol e combate os radicais livres
- Antoxantina: está presente nos alimentos brancos, como o alho. Assim como a antocianina, atua na redução do colesterol e no combate aos radicais livres, além de ajudar na prevenção de cânceres.
- Betacaroteno: é encontrado nas verduras e legumes de cores amarela, laranja e verde-escuros. Fortalece o sistema imunológico, melhora a pele e, assim como a antoxantina, auxilia a prevenir o câncer.
- Licopeno: presente em alimentos vermelhos, é um ótimo antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo os cânceres de próstata e de mama.
Alimentos e a cromoterapia:
Veja a seguir a relação entre as cores e alguns alimentos, para que servem e como podem te ajudar a ter uma vida melhor - lembrando que é sempre aconselhável procurar auxílio de um profissional para montar a sua dieta:
- Amarelo: cor quente, estimulante dos nervos motores, gera energia para os músculos e purifica o sistema linfático. Atua na regeneração óssea, ajuda o autocontrole e estimula o raciocínio. Traz luz e harmonia para combater situações difíceis.
- Alimentos indicados: melão, abacaxi, caju, banana, milho, maracujá, mandioquinha, pimentão amarelo, limão amarelo e as que contêm o laranja misturado ao amarelo (laranja, mexerica, tangerina etc).
- Azul celeste: cor fria, tem como funções principais: estabilizar, desacelerar, limpar o corpo e o ambiente e acalmar a mente.
- Alimentos indicados: uvas, ameixas pretas, uvas-passas, repolho, acelga e todos os alimentos esbranquiçados.
- Azul índigo: cor fria, age como purificador da corrente sanguínea e como calmante e expansor da mente. Ajuda a vencer medos e inibições.
- Alimentos indicados: misturada com outras cores, encontra-se no espinafre, couve, brócolis, berinjela, uva escura, jabuticaba.
- Laranja: cor quente, tônica, estimulante, anti-fadiga. Ajuda a eliminar gorduras localizadas, estimula a comunicação, a criatividade, a generosidade e o entusiasmo.
- Alimentos indicados: mamão, cenoura, abóbora, abricó.Cor laranja misturada com amarelo: laranja, tangerina, damasco, alguns tipos de mangas, pêssegos.
- Verde – cor neutra, participa da formação dos músculos e dos ossos. Combate infecções e inflamações, estimula a fertilidade. Acalma o coração e a mente, possui ação antisséptica e vasodilatadora. Também é energizante e proporciona esperança e satisfação pessoal.
- Alimentos indicados: todas as hortaliças em folhas, abacate, limão, uva verde, fruta-do-conde, etc.
- Vermelho: cor quente, energizadora e vitalizadora do físico no geral e do sistema muscular. Ativa a circulação e o sistema nervoso, estimula o raciocínio e a capacidade mental, aumenta a força de vontade e a coragem, além de ajudar a eliminar o estresse.
- Alimentos indicados: tomate, pimentão vermelho, caqui, maçã, cereja, groselha, ameixa vermelha, beterraba, rabanete, agrião, espinafre, berinjela e todos os vegetais que contêm muito ferro.
- Violeta: cor fria, elimina ódio, vício, angústia, medos. É a cor da transmutação, cicatrizante, depressor cardíaco, alimenta a região superior do cérebro. Melhora a saúde e ajuda na cura de infecções e inflamações.
- Alimentos indicados: repolho roxo, beterraba, rabanete, figo, uva, maçã, ameixa preta, berinjela, uvas, amoras, brócolis.
Curso de Cromoterapia
No curso de cromoterapia você aprende muito mais sobre o significado das cores e sobre a aplicação das cores nos alimentos. Clique aqui para saber mais!