Muita gente costuma confundir Aromaterapia com Terapia Floral, e os óleos essenciais com os Florais de Bach. Porém, estas duas terapias, embora se complementem, são bem diferentes entre si, e vamos explicar por quê.⠀
Aromaterapia e os óleos essenciais⠀
Começando pela Aromaterapia: ela consiste em utilizar óleos essenciais e seus aromas para tratar um indivíduo. Os óleos essenciais são substâncias líquidas voláteis extraídas de material vegetal aromático - flores, frutos, raízes, folhas ou cascas - por destilação a vapor ou pressão mecânica. Os óleos produzidos com o auxílio de solventes químicos não são considerados verdadeiros. São de uso EXTERNO, podendo conter contraindicações para algumas pessoas e provocar reações colaterais. Sua finalidade principal é o equilíbrio físico, mental e emocional.⠀
Os óleos essenciais se encontram disponíveis em farmácias de manipulação para inalação - direta ou com uso de difusor - e uso tópico - diluído por um óleo carreador. Os tratamentos tópicos são geralmente utilizados em formas diluídas. O seu uso via ingestão não é tão utilizado.
Através da utilização dos óleos essenciais, a Aromaterapia envolve o emprego de outros ingredientes naturais complementares, tais como óleos vegetais prensados a frio, jojoba (uma cera líquida), hidrossóis, ervas, ervas em pó, sal grosso, açúcares (esfoliante), argilas e lamas.
Terapia Floral e as essências vibracionais das flores⠀
Já a Terapia Floral utiliza essências florais que representam a parte energética e vibracional das flores, e são extraídas pelos métodos solar ou da fervura. Seu uso é predominantemente INTERNO, pela ingestão dos florais, podendo também ser utilizados topicamente.⠀
Esses Florais restabelecem o equilíbrio entre mente e corpo, expulsando as emoções negativas, como medo, preocupação, raiva e indecisão que interferem no equilíbrio do ser como um todo. Permitem que a paz e a felicidade voltem para o doente, assim o corpo fica livre para se auto curar. São feitos a partir de flores silvestres e são seguros para toda a família, incluindo animais de estimação. Não há efeitos colaterais ou reações alérgicas.
Alguns florais aparecem na forma de cremes com finalidades tópicas, como é o caso do Rescue Cream. Ele contém os mesmos remédios em forma de creme, com a adição de Crab Apple, uma planta associada a sentimentos de infecção e fraqueza. É aplicado externamente, em resposta a problemas de pele, tais como pruridos, cortes, picadas, queimaduras e espinhas.
Qual escolher?
Ambas são terapias integrativas incríveis, que podem trazer diversos benefícios para quem as escolhe como forma de tratamento complementar.
Tanto a Aromaterapia quanto os Florais de Bach atuam no equilíbrio de bloqueios emocionais negativos, transformando-os em pensamentos e atitudes positivas. Elas podem ser combinadas para aplicações tópicas, orais, compressas, entre outras possibilidades. As duas terapias naturais se complementam, formando uma combinação perfeita para tratar o ser humano de modo integral, desde aspectos emocionais até sintomas físicos.
É sempre recomendado procurar um terapeuta holístico para identificar as causas do problema e encontrar a melhor maneira de tratá-lo.
Cursos de Florais de Bach e Aromaterapia
Se você tem interesse em aprender essas terapias naturais e integrativas para aplicar em si mesmo ou oferecer nos seus atendimentos, temos cursos de formação em Florais de Bach e Naturopatia, que inclui um módulo específico de Aromaterapia. Venha saber mais!