Ayurveda, que significa ciência da vida, é um sistema nativo da medicina tradicional da Índia, é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Em outras partes do mundo é praticado como uma forma de medicina alternativa.
Em sânscrito, a palavra Ayurveda consiste nas palavras Ayus, que significa “vida”, e veda, significado relacionado com o “conhecimento" ou "ciência", por isso, o termo Ayurveda é traduzido muitas vezes como Ciência da Vida.
A Ayurveda usa diferentes métodos de tratamento de doenças e especialidades e o seu principal objetivo é a prevenção e manutenção da saúde, fortalecendo ao máximo a constituição de cada pessoa, promovendo um nível elevado no desenvolvimento da consciência e uma visão ampla da natureza espiritual do homem.
Ayurveda é baseada em uma metafísica dos cinco grandes elementos (terra, água, fogo, ar e éter ou espaço), todos os que compõem o Universo, incluindo o corpo humano.
O método na prática
Na Ayurveda, acredita-se que a construção de um sistema de saúde metabólico, com uma boa digestão e excreção adequada levam à vitalidade.
A prática do Ayurveda consiste na integração da alimentação, com o uso de plantas medicinais, o acompanhamento da época do ano e o seu dosha - sua constituição corporal e mental predominante.
No dia a dia também é recomendada a prática de uma rotina baseada em exercícios, terapias, ioga, meditação e massagem. Assim, o corpo, mente e espírito são tratadas individualmente e em uníssono para a melhoria da saúde.
Gostou e quer se aprofundar mais nessa medicina milenar? Na Formação Livre em Naturopatia, você será capaz de aplicar todos os princípios e fundamentos do Ayurveda na vida dos seus pacientes.
Clique AQUI e saiba mais sobre o curso de Naturopatia.