O que é estética ortomolecular?

O que é estética ortomolecular?

Você já deve ter notado que as pessoas estão sempre preocupadas com a sua “estética”, ou seja, sua aparência física, a forma como se apresentam para o mundo e como são vistas.

Como sabemos, a Terapia Ortomolecular tem inúmeras finalidades e benefícios e muitos deles têm a ver com a estética! 

Existe uma grande variedade de cremes, loções, máscaras e tônicos para a pele, por exemplo, que são produzidos a partir dos oligoelementos. Os benefícios vão desde questões estéticas como prevenir o envelhecimento, melhorar a flacidez, eliminar gordura localizada e manchas, até a volta do equilíbrio total do organismo. 

E como se dá essa aplicação? Confira a seguir!

 

O conceito de estética

Estética é definida como parte da filosofia voltada à reflexões sobre a beleza sensível e o fenômeno artístico - ou Filosofia da Arte. É também a harmonia das formas e/ou cores, a beleza de uma obra, de um objeto, etc.

Sua origem está na palavra aisthesis que, em grego, significa “apreensão pelos sentidos”, “percepção”.

Informalmente, é também usada para se referir à aparência física de algo ou de uma pessoa. 

 

A Ortomolecular e a cosmética

O uso de oligoelementos na área da cosmética vem crescendo cada vez mais, com um grande número de estudos comprovando a eficácia de tratamentos a partir da introdução de íons na pele.

Os dermocosméticos - produtos ricos em ativos e substâncias voltadas para o tratamento dermatológico - criados a partir do método bio vibracional, associam os benefícios dos minerais iônicos a antioxidantes potentes. Esses elementos atuam na aceleração da atividade celular. 

Os íons são átomos que ganharam ou perderam um ou mais elétrons e, portanto, são classificados como positivos ou negativos. A pele e o cabelo são normalmente carregados de cargas positivas e negativas. Em geral, o excesso de carga positiva é causado pela poluição, por resíduos químicos, pela fumaça e por substâncias tóxicas presentes no ar, que carregam a pele e o cabelo de eletricidade estática. Para trazer o equilíbrio de volta e, com ele, brilho e elasticidade, utiliza-se produtos iônicos carregados negativamente.

Um exemplo é o caso do Silício, elemento incluído na formulação de géis; ele estimula os campos elétricos e induz a atividade celular dos fibroblastos, células responsáveis pela síntese de colágeno e elastina. Esses minerais carregados de íons também estão relacionados à produção de ácido hialurônico, substância responsável pela hidratação da pele.

 

Terapia dos minerais bioidênticos 

Trata-se de uma terapêutica de terreno cujo objetivo é restabelecer o equilíbrio físico e psíquico do paciente levando em conta sua constituição e suas predisposições. A prática dessa terapia consiste num misto de tratamentos cosméticos e complementos alimentares qualitativos, não quantitativos.

No primeiro caso utiliza-se complexos protéicos, minerais bioidênticos e outros em aplicações localizadas (uso tópico), diretamente sobre a pele, mas sem friccioná-la ou penetrá-la diretamente (aplicação percutânea), atuando, assim, sobre o sintoma. 

Já no segundo caso utilizam-se os minerais bioidênticos, vitaminas e suplementos por via oral, corrigindo os desequilíbrios do organismo e estimulando as defesas naturais. Essa etapa age diretamente sobre a origem do problema.

 

Tratamentos à base da Ortomolecular para a estética

  • Pele: 

A pele não é somente um tecido de revestimento, mas também tem importante papel na fisiologia, exercendo diversas funções na absorção, assimilação e excreção de nutrientes. Os dermocosméticos feitos à base da Ortomolecular ajudam a limpá-la de toxinas, radicais livres e metais pesados. 

Além disso, é possível consumir vários desses oligoelementos através dos alimentos e também em forma de suplemento para manter a pele saudável.

Confira alguns dos principais:

  • Vitamina A: possui ação antioxidante, restaura tecidos da pele, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos. Pode ser encontrado em: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e desnatados.
  • Vitamina C: protege a pele da ação dos raios ultravioleta e preserva o colágeno produzido naturalmente. Principais fontes: abacaxi,acerola, agrião, caju, goiaba, limão, morango, salsão.
  • Colágeno: sua ausência provoca flacidez na pele, queda de cabelos e enfraquecimento das unhas. Pode ser consumidos através de peixes e ovos.
  • Cálcio: fortalece o crescimento de unhas e cabelos. Fontes: leite e derivados com baixo teor de gordura, tofu, salmão e sardinha.
  • Magnésio: atua juntamente ao zinco para energizar e tonificar a pele, além de agir na formação de proteínas, como a queratina. É encontrado em nozes, frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, leguminosas, cenoura e peixes.
  • Zinco: potencializa as enzimas que combatem os radicais livres; fortalece cabelos e unhas; reduz as linhas finas de expressão e ajuda no tratamento da acne. Fontes: ostras,leite, iogurte, carnes e grãos.
  • Minerais bioidênticos: a administração deles deve ser muito diluída, por vezes na ordem de uma parte por milhão, ou seja, um bilionésimo de grama por grama.  Esses átomos devem apresentar-se eletricamente carregados, ou seja, na forma de soluções ionizadas, estabilizadas e selecionadas segundo suas afinidades, podendo ser difundidas por via vibracional.

 

  • Cabelos:

Os cabelos também sofrem com a ação do tempo, poluição, clima e com desequilíbrios internos do organismo. Problemas como queda de cabelo e eletrostática podem ser tratados através da Ortomolecular.

No primeiro caso, além de manter a higiene dos fios em dia, usando produtos suaves, como por exemplo de argila verde royal-jelly, pólen, aloe e substâncias que promovam a reconstituição das células capilares, a principal indicação é ter uma alimentação equilibrada. Aumente o consumo de alimentos ricos em ferro, zinco, ômega-3 e betacaroteno, por exemplo, para diminuir e evitar a queda de cabelos, pois esses elementos fortalecem e garantem a integridade dos fios.

Além disso, a reposição de algumas vitaminas também pode recuperar os fios e evitar ou parar a queda, como as vitaminas A e C e do complexo B, a Biotina e o ácido fólico.

No segundo caso, quando o cabelo fica eriçado, isso ocorre porque as cutículas capilares ficam mais abertas e enfraquecidas, com os fios mais porosos, devido à oleosidade não estar bem distribuída por toda a extensão do fio. Para combater esse problema é importante hidratar e tomar certos cuidados no momento de pentear os cabelos, por exemplo, utilizar somente pentes de madeira ou osso com dentes largos pois reduzem a eletrostática dos fios. Pentes de plástico devem ser evitados, pois aumentam a quantidade de fios eriçados.

Quanto à hidratação, os nutrientes que deixam os fios mais resistentes são os mesmos que combatem a agressão dos raios solares: ceramidas, manteiga de karité, lanolina, cremes e óleos de onagra.

 

Lembramos que estas são apenas recomendações gerais. É indispensável ter o respaldo de um profissional para receber as indicações específicas para o seu caso.⠀

Quer se tornar um Terapeuta Ortomolecular em 12 meses?

Esta é a sua chance de ter uma carreira promissora e ser um profissional diferenciado no mercado.

Você será capaz de promover o equilíbrio físico, mental e emocional necessário para a cura efetiva através de um tratamento 100% natural. 

Curso de Terapia Bio Ortomolecular & Quântica

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.