O que é a medicina integrativa?

O que é a medicina integrativa?

Você já deve ter ouvido falar em Medicina Integrativa, não é?

Trata-se de uma abordagem diferenciada dentro da medicina tradicional, que não é nova, mas vem crescendo a cada dia, ao passo que as pessoas não buscam, simplesmente, um alívio para seus sintomas, mas sim, uma saúde verdadeira, que proporcione bem estar e qualidade de vida.

 

O conceito de Medicina Integrativa

Trata-se da prática da medicina focada na importância do elo entre profissional e paciente. Ela entende o indivíduo em sua totalidade, levando em consideração todas as suas dimensões, e utiliza as abordagens terapêuticas mais adequadas visando a saúde e a cura.

O objetivo é a manutenção da saúde. Para tanto, o paciente é colocado como protagonista do processo, ou seja, passa de sujeito a agente, participando ativamente do tratamento. 

É firmada uma parceria entre o paciente e profissionais da saúde de diversas áreas, pois a interdisciplinaridade é fundamental na Medicina Integrativa. Esta prática alia as técnicas medicinais tradicionais ao mundo das terapias naturais, trazendo um equilíbrio ao tratamento, tornando-o mais leve e confortável para o paciente.

 

Princípios da Medicina Alternativa

Alguns dos princípios fundamentais desta prática são:

  • Visão da saúde como um estado de bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual.
  • O médico como parceiro no processo de cura e manutenção da saúde.
  • O paciente é informado sobre todos os detalhes do tratamento e tem protagonismo nas tomadas de decisão.
  • São fornecidas orientações nutricionais e para reconhecimento e administração de fatores de estresse.
  • As influências sócio-ambientais que podem ocorrer sobre o processo de cura são levadas em consideração no momento do tratamento.
  • Os planos de tratamento são totalmente individualizados, pensados com base nas necessidades de cada paciente.
  • São consideradas todas as disciplinas, abordagens terapêuticas e profissionais da saúde.

 

Quais as terapias integrativas mais comuns

Como vimos, as terapias integrativas, além de trazerem a consciência de que todos os aspectos do ser humano estão relacionados, focam nas causas do problema, e não simplesmente nos sintomas, e oferecem tratamentos complementares baseados em métodos naturais e seguros, a maioria sem contraindicações, com o intuito e curar o organismo e evitar futuros problemas.

É importante lembrar que esses medicamentos naturais também são objetos de longos e confiáveis estudos. Prova disso é o reconhecimento de diversas terapias naturais pela Organização Mundial da Saúde como práticas eficazes e seguras - por exemplo, temos os Florais de Bach e a Homeopatia. A OMS tem como um de seus princípios básicos o incentivo à elaboração de estudos e pesquisas que tragam evidências científicas sobre a eficácia e segurança na aplicação dessas práticas. 

Entre as mais utilizadas, podemos citar:

  • Aromaterapia;⠀
  • Cromoterapia;
  • Fitoterapia;
  • Florais de Bach;⠀
  • Homeopatia;⠀
  • Massoterapia;
  • Meditação e Yoga;
  • Naturopatia.⠀

 

Com a popularização dessas terapias, muitas pessoas começaram a buscar capacitação nas terapias integrativas. A Academia Brasileira de Terapias oferece cursos online para quem tem interesse na formação em Naturopatia, Florais de Bach, Cromoterapia, Homeopatia, Fitoterapia e Aromaterapia. Clique aqui para saber mais informações!

 

Curso de Extensão Universitária
Formação completa em Naturopatia
Torne-se um terapeuta certificado

O curso mais completo do Profº Marcelo Rigotti para que você se torne um terapeuta diferenciado, capaz de proporcionar a cura natural tratando o ser como um todo e não a doença, utilizando todo o poder da natureza e suas aplicações. 

Formação Livre em Naturopatia

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.