A Naturopatia é um conjunto de técnicas, com o objetivo de restaurar o estado de saúde no organismo através de produtos e métodos naturais. Isso dá ao naturopata a oportunidade de oferecer diversas e diferentes formas de tratamento e cura de problemas de saúde.
Essa abordagem inclui diversas técnicas e terapias não invasivas, como massagens, acupuntura, exercícios e aconselhamento nutricional.
Os métodos da naturopatia, em conjunto com a medicina moderna, permite que o corpo ative mecanismos de autocura e o tratamento com essa abordagem pode ser uma alternativa mais barata que os tratamentos convencionais.
Neste artigo listamos os 5 princípios da Naturopatia para quem deseja se beneficiar dessa técnica como paciente ou como terapeuta. Confira:
1. O poder curativo da natureza:
A filosofia da naturopatia deriva, em partes, dos ensinamentos de Hipócrates, que vê a natureza como principal curadora de todas as doenças.
O próprio organismo tem a capacidade de manter e restaurar a saúde e o papel do naturopata é facilitar e aumentar essa capacidade inata do corpo do paciente.
2. Tratar a causa:
Os sintomas são vistos como uma reação do organismo, ou seja, uma tentativa natural de se curar. Por isso, os naturopatas procuram tratar a causa da doença e não somente os sintomas.
3. Não fazer mal:
A medicina naturopática usa terapias seguras e eficazes, que minimizam os efeitos colaterais. Como o objetivo é tratar e curar a causa, os naturopatas evitam e consideram prejudiciais aqueles tratamentos que escondem a causa e inibem os sintomas.
4. Tratamento integral:
O corpo, a mente e o espírito são aspectos totalmente integrados de uma pessoa. Cada paciente é único e deve ser tratado de forma individualizada para que a cura ocorra. Por isso, o naturopata deve levar em consideração todos os fatores mentais, espirituais, emocionais, sociais, genéticos e ambientais do paciente.
5. Prevenção de doenças:
O naturopata enfatiza a prevenção de doenças, a fim de manter ou reequilibrar o estado de saúde do paciente, aliviando fatores de risco, hereditariedade e suscetibilidade às doenças, tudo isso em parceria com o paciente.
Curso de Naturopatia
Quer aprender na prática esses princípios? Faça parte da Formação Livre em Naturopatia da Academia de Terapias. Aulas 100% onlines, com certificado de 800 horas, ministradas pelo prof. Marcelo Rigotti.