O naturopata, também conhecido como terapeuta holístico, é o profissional que deve estar atento ao indivíduo como um todo, percebê-lo como alguém que tem um organismo físico, um corpo emocional e outro espiritual.
Este profissional entende que cada pessoa está inserida num contexto e forma um sistema completo. Por isso, ao analisar um cliente, serão tratadas as causas do problema, e não a doença em si. Afinal, esta pode ser resultado, além dos desequilíbrios químicos e orgânicos, de desajustes emocionais, mentais e energéticos.
Como a Naturopatia é um processo de reeducação e de reequilíbrio, cabe a ele orientar o seu cliente a eliminar hábitos negativos e prejudiciais para o organismo; a corrigir práticas mentais e físicas, buscando o equilíbrio; e a usar técnicas para transformar padrões existenciais.
O tratamento baseado na prática da Naturopatia é completo e visa ao equilíbrio do indivíduo em todos os seus aspectos e, mais ainda, na manutenção desse equilíbrio, para impedir que novos problemas apareçam. Os benefícios dessa terapia são inúmeros: restauração da saúde, autoconhecimento, relaxamento, auxílio no tratamento de dores e problemas de saúde, prevenção de doenças, alívio de ansiedade, melhora no sono e muitos outros.
Como se tornar um Terapeuta Naturopata?
Para se tornar um terapeuta naturopata é necessário seguir um processo educacional e de certificação específico. Isso pode se dar através de cursos livres ou extensão universitária, ambos com a exigência de ter o ensino médio completo para cursá-los.
Além da formação e especializações adequadas, esse profissional precisa ter sensibilidade, intuição, paciência e 'mente aberta' para ouvir tudo que o indivíduo tem a dizer. Também é essencial não ter preguiça de estudar e pesquisar e, principalmente, possuir uma visão holística sobre a vida.⠀
>>> Mercado de Trabalho para Terapeutas
>>> Os maiores desafios do Terapeuta Holístico
>>> Por que as terapias integrativas estão na moda?
Qual a diferença entre Curso Livre e Curso de Extensão Universitária?
Os termos "curso livre" e "curso de extensão universitária" se referem a diferentes tipos de programas educacionais, e suas principais diferenças estão relacionadas à instituição que os oferece, à duração, ao reconhecimento acadêmico e ao público-alvo.
Aqui estão as principais diferenças entre eles:
- Instituição que oferece:
- Curso Livre: Os cursos livres são geralmente oferecidos por instituições de ensino não formais, como escolas de idiomas, institutos profissionalizantes, organizações privadas de treinamento, ou até mesmo on-line por meio de plataformas de ensino à distância. Eles não são normalmente associados a instituições de ensino superior.
- Curso de Extensão Universitária: Os cursos de extensão universitária são oferecidos por instituições de ensino superior, como universidades e faculdades. Eles são uma extensão das atividades acadêmicas da instituição e estão vinculados a programas de ensino superior.
- Duração e Conteúdo:
- Curso Livre: Os cursos livres podem variar significativamente em duração e conteúdo. Eles podem ser de curta duração e focados em habilidades específicas, como um curso de informática, ou mais abrangentes, como um curso de fotografia.
- Curso de Extensão Universitária: Os cursos de extensão universitária geralmente têm uma duração mais longa e oferecem conteúdo relacionado a áreas acadêmicas ou profissionais. Eles podem incluir disciplinas ou tópicos que fazem parte de programas de graduação ou pós-graduação.
- Reconhecimento Acadêmico:
- Curso Livre: Os cursos livres não concedem diplomas acadêmicos, como bacharelado, mestrado ou doutorado. Eles geralmente emitem certificados de conclusão que atestam a participação do aluno no curso, mas esses certificados podem não ter reconhecimento oficial em instituições de ensino superior.
- Curso de Extensão Universitária: Os cursos de extensão universitária normalmente oferecem certificados emitidos pela instituição de ensino superior que os ministra. Esses certificados podem ter valor acadêmico e ser reconhecidos por outras instituições de ensino ou empregadores.
- Público-Alvo:
- Curso Livre: Os cursos livres podem ser destinados a qualquer pessoa interessada em adquirir conhecimentos ou habilidades específicas, independentemente de sua formação acadêmica anterior.
- Curso de Extensão Universitária: Os cursos de extensão universitária são geralmente voltados para estudantes universitários, profissionais que desejam aprimorar suas habilidades ou conhecimentos em uma área específica e, em alguns casos, para o público em geral.
Formação Completa de Naturopatia
A Formação Completa de Naturopatia da Academia Brasileira de Terapias é um curso online de extensão universitária onde você terá acesso ao método exclusivo do Prof. Marcelo Rigotti, desde a avaliação do cliente até seu acompanhamento após o tratamento, e total suporte para se tornar um Terapeuta Naturopata capacitado para exercer a profissão com sucesso.
Você vai aprender técnicas eficazes da prática terapêutica e como aplicá-las de forma correta para fazer atendimentos de forma ética e profissional. Você também saberá como indicar com segurança remédios naturais (homeopáticos e fitoterápicos) para as necessidades de cada cliente.
Clique aqui para conhecer o curso!