Herbalismo e fitoterapia são termos que muitas vezes são usados de forma intercambiável, mas eles têm diferenças sutis.
Herbalismo é uma prática mais ampla que se foca no uso de plantas como remédios e alimentos. É uma abordagem holística que leva em consideração não apenas a doença em questão, mas também a pessoa como um todo, incluindo sua dieta, estilo de vida e bem-estar emocional.
Já a fitoterapia é uma abordagem que se concentra no uso de extratos de plantas como medicamentos para tratar uma doença ou sintoma específico. É uma prática baseada em evidências que utiliza plantas medicinais de forma segura e eficaz, com o objetivo de complementar ou substituir o tratamento convencional.
Embora ambos possam ser eficazes na promoção da saúde e prevenção de doenças, é importante ter em mente que a fitoterapia é mais eficaz quando utilizada sob supervisão de um profissional de saúde treinado e regulamentado.
Herbalismo
Herbalismo é uma prática milenar que consiste na utilização de plantas medicinais para tratar uma ampla gama de doenças e condições de saúde. Os herbalistas geralmente são treinados em uma ampla gama de técnicas, incluindo a identificação de plantas, a preparação de remédios caseiros e a realização de terapias holísticas. Além disso, eles costumam seguir uma abordagem holística da saúde, levando em consideração não apenas a doença em si, mas também o indivíduo como um todo, incluindo sua dieta, estilo de vida e emoções.
Fitoterapia
A fitoterapia estuda os efeitos terapêuticos das plantas medicinais e sua utilização clínica para tratar doenças. Ela é baseada em evidências científicas e utiliza extratos concentrados de plantas medicinais em formas farmacêuticas padronizadas para tratar uma ampla gama de doenças, como hipertensão, diabetes e câncer.
Naturopatia
Na naturopatia, o herbalismo e a fitoterapia são duas práticas terapêuticas que se complementam e visam tratar a pessoa como um todo, ao invés de apenas sua doença ou sintoma. Por ser uma abordagem holística, a Naturopatia utiliza uma combinação de terapias naturais, incluindo, além do herbalismo e da fitoterapia, a nutrição, a aromaterapia, a homeopatia, entre outras, para tratar a saúde e o bem-estar geral da pessoa.
Curso de Naturopatia
Quer aprender todas essas práticas terapêuticas da Naturopatia? Faça parte da Formação Livre em Naturopatia da Academia de Terapias. Aulas 100% onlines, com certificado de 800 horas, ministradas pelo prof. Marcelo Rigotti.