Os chás são bebidas super versáteis e bem-vindas a qualquer momento do dia. Seu consumo data de milhares de anos atrás, sendo muito popular entre as civilizações antigas, em especial da Ásia. E, além disso, são extremamente benéficos para a nossa saúde.
Isso porque todos os chás contém polifenois - substâncias bioativas presentes em frutas e vegetais - que trazem inúmeros benefícios:
- melhora nos níveis de concentração e energia;
- prevenção e tratamento da ateroesclerose,
- prevenção do diabetes;
- redução do risco de doenças cardiovasculares;
- inibição do desenvolvimento de células cancerígenas, impedindo o fornecimento de sangue ao tumor e levando as próprias células cancerígenas à autodestruição;
- diminuição do colesterol "ruim" (LDL);
- purificação do organismo pela eliminação de toxinas, impedindo a retenção de líquidos.
O poder dos chás
Alguns chás possuem finalidades mais específicas. Vamos ver alguns exemplos:
- Camomila: apresenta propriedades calmantes, auxilia na imunidade e têm efeito antiinflamatório e digestivo;
- Erva Mate: estimula a atividade física e mental, facilita a digestão e melhora a circulação;
- Chá Verde: rico em antioxidantes, retarda o envelhecimento e ajuda no combate à obesidade;
- Chá de amora: as folhas dessa fruta possuem propriedades antioxidantes e amenizam os danos causados pelos radicais livres, que causam envelhecimento precoce, cânceres e problemas cardíacos;
- Chá de Alcachofra: ajuda a reduzir os níveis de gordura no fígado.
Receitas
Os dois primeiros exemplos são bastante conhecidos, mas você já conhecia os 3 últimos? Vamos deixar a receita deles para você incluí-los no seu dia-a-dia!
- Chá verde: para prepará-lo, coloque água para ferver e desligue o fogo assim que começar a borbulhar. Acrescente as folhas da erva - recomenda-se a proporção de 2 colheres de sopa para 1 litro de água - e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
- Chá de amora: pode ser feito pela infusão com folhas secas - encontradas em lojas de produtos naturais, mercados e zonas cerealistas - ou com folhas frescas, colhidas das árvores. No caso destas, devem ser cortadas com as mãos, colocadas em um pilão e maceradas. Depois, acrescente a água fervente e deixe a infusão acontecer por pelo menos cinco minutos.
- Chá de alcachofra: deve ser consumido em 3 xícaras por dia, de 15 a 20 minutos antes das refeições. Para prepará-lo, adicione aproximadamente 15g de folhas secas de alcachofra em 500mL de água fervente. Deixe essa mistura descansar por 10 minutos e, depois, consuma.⠀
Os chás na Dieta Ortomolecular
A Dieta Ortomolecular recomenda a ingestão de muitos chás, seja para prevenir problemas de saúde e proporcionar o equilíbrio químico e energético do corpo, seja para curar de forma natural. No Curso de Terapia Bio Ortomolecular com Ênfase em Saúde Quântica da Academia Brasileira de Terapias, o aluno aprende as características das principais ervas e plantas, seus benefícios e como devem ser usadas para um melhor aproveitamento no organismo.